Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Baratinha ganha ‘vida’ em exposição

| 18/10/2014 | 22:30

Quem passou sábado à tarde pelo Museu da Companhia Paulista, na avenida União dos Ferroviários, teve a oportunidade de participar do enceramento da locomotiva Baratinha. A proposta do Encontro de Ferreomodelismo de Jundiaí era reunir visitantes para encerar uma parte da locomotiva e interagir com o trem.

Neste domingo, o Encontro segue das 9h às 14h com exposição de fotos e maquetes com paisagens e miniaturas de trens animados. A locomotiva Baratinha ficou conhecida em 1924, quando foi comprada pela Companhia Paulista e ganhou o nome por ter formato mais flexível para manobras na ferrovia.

Com as crises de petróleo, foi deixando de funcionar e, na década de 90, foi abandonada em Jundiaí. A exposição de ferromodelismo (ferreomodelismo) ocupa várias salas do Museu com maquetes de diferentes escalas, feitas com materiais trazidos por lojistas ou produzidas pelos próprios organizadores.

Memória italiana – O Encontro de Ferreomodelismo de Jundiaí faz parte da Semana da Língua Italiana no Mundo (Settimana Della Língua Italiana Nel Mondo), que está sendo celebrada mundialmente. Em Jundiaí, a comemoração é realizada pelo Celmi e pelo Circolo Italiano de Jundiaí, na Vila Rami.

Mais informações na edição impressa do Jornal de Jundiaí deste domingo (19) ou faça uma assinatura digital.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/baratinha-ganha-%c2%91vida%c2%92-em-exposicao/
Desenvolvido por CIJUN