Jundiaí

Barba e cabelos compridos se tornam viáveis na quarentena

T_DAVID_PAIVA2
Crédito: Reprodução/Internet
Deixar a barba e o cabelo crescerem tem sido a opção de muitos homens durante o isolamento social. Alguns não se preocuparam com o corte justamente para mudar o visual, já outros simplesmente para satisfazer um desejo pessoal. Seja como for, muitos têm elevado a autoestima só pelo fato de fazerem o que sentem vontade. O importante é ficar bem consigo e com o espelho. É o caso do agente de registros Robson de Campos Santos, de 34 anos. Ele sempre teve o desejo de ter cabelo e barba compridos, mas o receio de possíveis julgamentos, principalmente no trabalho, o impediam de concretizar. “Para não pirar nesse isolamento precisamos nos reinventar, fazer algo que nunca fizemos, olhar para dentro e também para nosso exterior. Acredito que sempre tive essa vontade, mas nunca realizei por conta do olhar de outras pessoas. Eu resolvi arriscar em um novo visual para melhorar a autoestima”, conta. [caption id="attachment_98025" align="aligncenter" width="800"] Robson Santos acredita que cuidar de si é importante no isolamento social[/caption] Santos ressalta que para conseguir manter os cabelos e a barba longa alguns cuidados básicos se fazem necessário. “Com as barbearias fechadas fica um pouco mais difícil, mas não podemos relaxar. A princípio utilizo xampus e cremes próprios, sempre que saio uso algum gel para o cabelo e um óleo na barba. Tirar um tempo para si, cuidar da saúde e também da beleza ajuda muito nesse período que vivemos”, relata. O publicitário David Paiva, de 28 anos, não aderiu a barba, mas desde que a quarentena começou, vem deixando o cabelo crescer. “Senti que o cabelo maior poderia ajudar a complementar meu estilo. É uma forma de se diferenciar, pois não é tão comum homens deixarem o cabelo crescer, seja pelo trabalho de cuidá-los como pelo tempo que você tem para dedicar aos cuidados”, explica. [caption id="attachment_98010" align="aligncenter" width="1280"] David Paiva acredita que o cabelo comprido auxilia a compor o seu estilo[/caption] Para cuidar dos fios, Paiva utiliza produtos específicos. “Agora que o cabelo está grande, tive que aprender a hidratar, pentear e secar corretamente para que possa continuar crescendo saudável. No começo foi um desafio, mas atualmente já tenho lidado muito bem. O Youtube e algumas comunidades na internet fornecem um amplo conteúdo para ajudar nesta tarefa, principalmente neste momento que salões estão com restrição de funcionamento”, afirma.

DICAS VALIOSAS

O barbeiro Marcos Rogério Galvão dá algumas dicas para os homens que optaram em deixar a barba e cabelo crescerem fortes e saudáveis. Para barba:
  • Aparar os pêlos para manter a saúde e manutenção e manter o estilo desejado;
  • A limpeza é uma etapa importante e obrigatória. Além da poluição e impurezas que se acumulam nos pêlos, é comum um homem sujá-los com comida ao longo do dia, portanto eles devem ser higienizados com frequência;
  • A hidratação também é necessária, pois os pêlos da barba são mais grossos. Produtos como óleos e loções pós-barba ajudam a tratar e conferir maciez.
  • Não deixar a barba molhada, pois isso pode ser perigoso: o acúmulo de água favorece a proliferação de fungos e bactérias que promovem a queda dos pêlos.
Para Cabelo:
  • Massageie o coro cabeludo para estimular a circulação do sangue na região. Isto faz com que os nutrientes cheguem aos folículos pilosos e sejam distribuídos no comprimento dando aquela ajudinha bem-vinda no crescimento dos fios. Faça isso com as pontas dos dedos durante a lavagem;
  • Definir o estilo de corte ou aparar as pontas, além de manter seu cabelo sempre saudável, livre de pontas duplas e ressecadas, esse hábito evita que os fios fiquem sem corte e indefinidos;
  • Uma dica bacana durante esse período em que o cabelo pode ficar sem um formato definido, é usar produtos como ceras e pomadas que ajudam a modelar os fios do jeito que você quer.

Notícias relevantes: