Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Bebê que nasceu com 480 gramas sai da UTI após 6 meses

| 29/05/2014 | 08:00

Após seis meses internada na UTI Neonatal do Hospital Pitangueiras, Ana Isabelly Murari Pereira foi para casa nesta quarta-feira (28) pela manhã. Quando nasceu, em novembro, ela pesava apenas 480 gramas e as chances de sobrevivência eram mínimas. Hoje, com 1.710 kg, ela já consegue mamar, respirar sem aparelhos e é considerada um pequeno milagre pelos médicos que a atenderam.

Tanto ela quanto os pais – Jaqueline Regina Murari Soares Pereira, 25 anos, e Reginaldo Miguel Pereira, 35 – foram surpreendidos por uma festa de despedida que reuniu todos os envolvidos nos cuidados diários da pequena. “A Isabelly nos ensinou muita coisa, a principal é não desistir nunca”, diz a pediatra Helaine Toledo.

De acordo com os responsáveis pela UTI Neonatal do Hospital Pitangueiras, cerca de 10% dos nascidos são prematuros – ou seja, as mães não completaram 37 semanas de gestação. No Hospital Universitário (HU), a estatística é mais elevada. Dos 360 partos realizados entre janeiro e abril de 2014, 15% foram de bebês prematuros.

A prematuridade pode acarretar riscos e sequelas que se agravam de acordo com o tempo de gestação. “Um bebê nascido de uma gravidez interrompida com 25 semanas corre muito mais riscos do que um que chegou até as 37 semanas. Porque ainda não conseguiu se formar completamente”, explica o pediatra e coordenador da UTI Neonatal do HU, André Prado Grion.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/bebe-que-nasceu-com-480-gramas-sai-da-uti-apos-6-meses/
Desenvolvido por CIJUN