Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Bolos, pães e bênção renovam a fé de católicos

| 14/06/2014 | 00:05

Todos os anos a cuidadora de idosos Ana Maria Martins, 57 anos, leva uma fatia de bolo de Santo Antônio para cada um de seus familiares. Para ela, essa é uma manifestação de sua crença no poder no santo. “Acredito que comer o bolo atraia coisas boas para nossa vida. Além do que é muito gostoso”, brincou.

Nesta sexta-feira (13), no Dia de Santo Antônio, quase 20 mil pedaços de bolo foram vendidos a R$ 3 cada. A verba arrecadada, tal como a das outras barracas da festa, será destinada para a manutenção da Paróquia Santo Antônio, no Anhangabaú, e seus projetos sociais. Também nesta sexta-feira (13), mais de 60 mil pães foram distribuídos gratuitamente à população.

Apesar de não ter visto um milagre acontecer, Ana já ouviu histórias e acredita que o santo casamenteiro realmente dê uma forcinha para os fiéis. “Dizem que as pessoas encontram um amor. Já ouvi muito por aí”, disse.

Foi o caso da filha de Maria de Lurdes Acorsi, uma das voluntárias na confecção do bolo. “Ela se apaixonou depois de comer o bolo e se casou”, lembrou. 

A diarista Maria Aparecida Brasil, 56, comeu o doce pela primeira vez e agora aguarda mudanças positivas em sua vida. “Na minha opinião é tudo uma questão de fé e eu tenho certeza de que ajuda muito.” Rubineia de França Sousa, 53, não comeu o bolo, mas garantiu uma boa quantidade de pães bentos. “Esse pão dá sorte”, resumiu.

Pães e bolo são sinônimos de fé. Pelo menos na opinião do padre João Batista Carvalho. “Santo Antônio defendia o casamento e a família, a ideia de casamenteiro veio do povo”, explicou. Da mesma forma, o pão bento tem um significado diferente do que acreditam. “O pão representa os serviço, o dar a quem precisa. Não apenas a fartura como algumas pessoas pensam.”

Para o pároco, a crença é um fator positivo. “Lembro de uma história que contam. Uma moça queria muito se casar e por isso fez a trezena de Santo Antônio, comeu pão, bolo e não encontrou um amor. Já em casa, ela se revoltou com a situação e atirou uma imagem do santo pela janela. O objeto atingiu um carteiro que passava na rua. Ao ir acudi-lo, ela encontrou o amor. São histórias que o povo conta, mas que são interessantes e propagam a fé.”

Sábado e domingo – A 50ª Festa de Santo Antônio continua neste final de semana. Quitutes como salsichão, vinho quente, quentão, tapioca e doces, além de churrasco no pão, fogaça, calabresa pastel e outras delícias podem ser consumidas neste sábado (14), após a missa das 18h, no salão paroquial.

O encerramento da festa acontece domingo, mas apenas o almoço será servido, das 11h30 às 14h. É possível experimentar frango frito, costela ao bafo, polenta e batata fritas, salada, macarrão, nhoque, risoto e  doces.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/bolos-paes-e-bencao-renovam-a-fe-de-catolicos/
Desenvolvido por CIJUN