Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cabeleireiro e fotógrafo transformam visual de moradores de rua

VINICIUS SCARTON | 25/12/2018 | 05:03

O talento usado para o bem formou uma grande parceria em Jundiaí, através do projeto social chamado “Encontro de Rua”, unindo os trabalhos do fotógrafo André Luiz Magalhães (36) e o cabeleireiro Emerson Valmir Domingos de Lima (31). A ideia é transformar o visual de moradores em situação de rua e idosos pela cidade, mostrando a eles a diferença.

O projeto nasceu há mais de três meses e as ações pelas ruas de Jundiaí acontecem a cada 15 dias. “O objetivo desta iniciativa é mostrar para as pessoas que existem formas para ajudar ao próximo, sem necessariamente usar o dinheiro, utilizando os dons que Deus nos deu como uma forma de retribuição”, comentam.

Segundo André Luiz, ver a satisfação e alegria das pessoas é fantástico. “E a minha preocupação enquanto fotógrafo é mostrar o antes e o depois e não apresentar toda a situação, mas sim saber um pouco mais sobre a pessoa e os motivos que o levaram a optar pela rua”, explica. Neste curto espaço de tempo, a iniciativa já atendeu cerca de 50 moradores em situação de rua, além de 10 idosos que vivem em um lar de acolhimento em Várzea Paulista.

A propagação do projeto Encontro de Rua tem ocorrido nas redes sociais e, em pouco tempo, tem chamado a atenção dos seguidores. “O feedback é incrível! Afinal, hoje em dia, tudo é voltado para a rede social e foi a forma encontrada para mostrar o projeto. Tendo em vista que neste período já tivemos mais de 150 mil acessos na página do Instagram @EncontrodeRua e de 300 seguidores do início, já atingimos a marca de 3.500 na atualidade”, descreve André Luiz.

Sobre o espírito do Natal, os amigos reforçam a importância de manter a corrente do bem. “A mobilização e a solidariedade devem ocorrer o ano todo, não somente no Natal. Afinal, existem muitas pessoas que anseiam por atenção, assim como diversas entidades”, resumem.

Em 2018, as ações do Encontro de Rua já foram encerradas. No entanto, André Luiz e Emerson já estão definindo a programação para o próximo ano. “A partir de janeiro, a ideia é apoiar uma moça de Jundiaí, que ajuda crianças em situação de rua a voltar a ter o convívio com suas famílias. Porém, quando ela não consegue atingir esse objetivo, a mesma acaba adotando essas crianças. Hoje, ela cuida de 28 filhos dentro deste contexto e a nossa intenção é estar em sua residência e cortar o cabelo de todos, proporcionando um dia de beleza, propagando esse lindo gesto que acontece em nossa cidade”, confirmam.

T_natalmorador


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/cabeleireiro-e-fotografo-transformam-visual-de-moradores-de-rua/
Desenvolvido por CIJUN