Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Café solidário busca voluntários

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 08/02/2019 | 05:02

A ONG Amigos do Próximo precisa da ajuda de voluntários para continuar realizando o café solidário a moradores de rua. O projeto acontece quinzenalmente em frente à Igreja da Matriz, no Centro de Jundiaí, sempre às 7h30 da manhã. O próximo café está marcado para 16 de fevereiro e, segundo a organizadora, Magda Ferreti, 44 anos, as doações são muito importantes, já que, sem elas, não conseguiriam ajudar tanta gente.

A ideia surgiu há um ano e meio, quando Magda entrou para a ONG Anjos do Brasil, hoje situada em Araraquara, e começou a fazer um café solidário com um amigo, todos os sábados, em Campinas. “Resolvi que queria trazer esse projeto para Jundiaí, pois sabia que a cidade possuía muitos moradores de rua”, conta. Ela uniu às filhas e alguns amigos que participavam da ONG. O grupo começou com 10 participantes e hoje conta com 64 voluntários que ajudam sempre que podem.

Além do café solidário, a ONG distribui de 100 a 150 marmitas e ainda lanches da madrugada. Por conta disso, aceitam diversos tipos de doações como pães, manteiga, mortadela, café e leite para o café da manhã e lanches da madrugada; alimentos para compor as marmitas como arroz, feijão, carnes e óleo e ainda roupas, sapatos e produtos de higiene.

Todos os itens arrecadados são destinados às famílias que comparecem ao café e o que sobra é doado para outras famílias carentes que Magda ajuda. As arrecadações são feitas uma vez por semana por uma das integrantes do grupo.

COM AMOR
“Todas as pessoas que participam desse ato de solidariedade fazem isso por amor, porque gostam de ajudar o próximo e não por serem ligadas a alguma instituição”, diz Magda. Ela reforça a importância dos voluntários e das doações. “As famílias que vivem na rua ficam a espera desse dia, já que, muitas vezes, é a única refeição que eles fazem”, ressalta.

De acordo com Magda, quando as arrecadações não são suficientes para a realização do café, da entrega das marmitas e do lanche da madrugada, os voluntários ficam sensibilizados. “ Eles sentem o quanto a falta dos mantimentos afeta a vida dos moradores de rua, que anseiam por isso”, diz.

Para se voluntariar, os interessados podem seguir a página Amigos do Próximo no Facebook, onde encontram mais informações sobre os eventos e sobre como doar itens ou participar efetivamente no dia do café. Além disso, podem entrar em contato com a Magda pelo telefone (11)94155-2087.

T_cafe1


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/cafe-solidario-busca-voluntarios/
Desenvolvido por CIJUN