Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Calor exige atenção redobrada com cães e gatos

BIANCA MARIANO | 16/10/2018 | 14:03

A chegada dos dias mais quentes exige cuidado redobrado com os animais de estimação. O veterinário Lincoln Wilhelm explica que nesta época do ano é necessário aumentar a atenção para evitar, principalmente, quadros de hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal. Segundo ele, cães e gatos são propícios a terem esse problema, pois ambos têm mais dificuldade em eliminar calor. Ele explica que a hipertermia não é uma febre. “A febre decorre de um problema infeccioso. Já a hipertermia é causada pela exposição ao sol”, explica.

Por isso, uma das principais orientações é com relação ao horário dos passeios, que devem ser feitos no início da manhã ou no final da tarde. “Não é aconselhado passear entre 10h e 16h, mas muitos tutores mantêm as rotinas de passeios e outros hábitos de estações mais amenas”, frisa Lincoln. Outra dica é verificar as condições das superfícies para evitar queimadura nas patas. “É indicado também manter a tosa curta do animal, que facilita a perda de calor”, complementa o veterinário.

A assessora de imprensa Rosa Sala e a filha Thaís contam que tomam todos os devidos cuidados com os sete animais de estimação que têm em sua casa. “Quando me propus a ficar com todos eles era para dar uma melhor qualidade de vida e muito amor. Acho que esses são os elementos fundamentais para zelar os cuidados dos animais. Estou disposta a isso,” afirma Rosa.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/calor-exige-atencao-redobrada-com-caes-e-gatos/
Desenvolvido por CIJUN