Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Câmara aprova financiamento de R$ 173 mi por unanimidade

ISABELA CRISTÓFARO | 13/03/2019 | 05:00

O projeto de lei do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), que pedia liberação de financiamento de R$ 173 milhões junto à Caixa Econômica Federal, foi aprovado na sessão desta terça-feira (12) da Câmara de Jundiaí por unanimidade.
O pacote de obras previsto com este aporte financeiro inclui asfaltamento de ruas, construção e reformas de escolas, novo terminal de ônibus no Jardim Novo Horizonte, cobertura de quadras e a reforma do Centro das Artes.
O vereador Gustavo Martinelli (PSDB) afirma que não houve dificuldades na articulação para aprovação, em razão da condição orçamentária do município. “É favorável”, diz. “Destinamos parte da verba para folha de pagamento dos oito mil funcionários e boa porcentagem para saúde e educação e as dívidas herdadas nos dois primeiros anos foram sanadas.”
Cristiano Lopes (PSD) também foi favorável. A questão do investimento dos municípios, que está diminuindo, foi citada pelo parlamentar, todavia afirmou que “as necessidades da população são maiores”.
José Galvão Braga Campos, assessor legislativo da Prefeitura de Jundiaí, classifica como um avanço para a cidade. “As condições orçamentárias são favoráveis e o dinheiro será destinado para várias áreas e isso merece atenção”, diz.
Mulher em discussão
O segundo turno da Proposta de Emenda à Lei Orgânica, de autoria do vereador Cristiano Lopes (PSD), que prevê políticas públicas para as mulheres, gerou discussões na noite de ontem por determinar atendimento médico a pessoas de qualquer raça, etnia e identidade sexual. Este último quesito trouxe polêmica. A proposta foi aprovada, mas o participante do Movimento Direita SP, Madison Henrique disse que é a favor do projeto, mas questionou o artigo que fala sobre o termo “identidade sexual”. As feministas também estavam presentes e apoiaram o projeto.

Outros projetos
De autoria do vereador Paulo Sérgio Martins (PPS), houve a votação do projeto que institui e inclui no calendário municipal o Dia da Cultura Racional. Jacy de Souza, 70, falou da importância sobre o assunto. “Ser reconhecida aqui será importante já que isso já ocorreu em várias cidades do Brasil. Se oficializada será uma conquista”, afirma.
O projeto do vereador Wagner Ligabó (PPS) que altera a lei que institui a Campanha de Combate e Prevenção ao Câncer de Cólon e Reto foi aprovada, assim como o primeiro turno da proposta de emenda à lei orgânica que revisa disposições relativas a esportes e lazer, por 19 votos favoráveis.

T_camara


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/camara-aprova-financiamentode-r-173-mi-por-unanimidade/
Desenvolvido por CIJUN