Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Campanha antirrábica tem crescimento de 6,9% na primeira etapa

DA REPORTAGEM LOCAL | 23/08/2018 | 13:30

Com 50% dos pontos de vacinação percorridos, a Campanha de Vacinação Antirrábica de Jundiaí, desenvolvida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão ligado à Unidade de Gestão e Promoção da Saúde (UGPS), registra aumento de 6,9% no número de cães e gatos imunizados contra a raiva, apontando maior adesão da população à campanha gratuita. A vacinação permanece até o dia 01 de setembro, com postos fixos e móveis, em vários bairros da cidade. As datas e horários dos locais de vacinação podem ser consultados no site da Prefeitura de Jundiaí ou no APP Jundiaí.

De acordo com balanço divulgado pela UVZ, na quarta-feira (22), foram imunizados 16.404 animais, com crescimento de 6,7% entre os cães e 7,7% dos gatos, resultando em uma média de 6,9% em relação ao mesmos pontos percorridos no ano passado, quando foram registrados 15,3 mil doses aplicadas. “A raiva é uma zoonose causada por um vírus presente, principalmente, na saliva dos animais infectados. É uma doença fatal, tanto para os animais, quanto para as pessoas. Qualquer mamífero, como cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura. A despeito de estar controlada nas populações caninas e felinas, ainda há circulação do vírus em nosso município, principalmente em populações de animais silvestres, como os morcegos”, comenta o veterinário da UVZ, Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Como levar o pet

Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, os animais idosos e os em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem). Além desses postos, a UVZ funciona como posto permanente de vacinação, atendendo a população o ano inteiro e, consequentemente, durante todo o período da campanha. A UVZ está localizada na Rua dos Bandeirantes, 375 – Vila Municipal, e oferece esse serviço, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Foto: PMJ

Foto: PMJ


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/campanha-antirrabica-tem-crescimento-de-69-na-primeira-etapa/
Desenvolvido por CIJUN