Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Campanha da Fraternidade defende cuidado com a vida

DA REDAÇÃO | 26/02/2020 | 05:00

A Igreja Católica começa hoje, junto com a Quarta-Feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. A campanha oficial usa à figura de Irmã Dulce, canonizada em outubro do ano passado, como tema principal escolhida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo como foco, o cuidado com a vida. A proposta é chamar a atenção dos fiéis em torno do combate à violência e à intolerância, tão presentes no cotidiano, incentivando todos os cidadãos a exercitar a empatia e desenvolver a capacidade de cuidar do próximo.

“Este ano, o convite da Igreja Católica é para o compromisso com a defesa da vida em todos os seus aspectos. Desde a concepção até o seu fim natural, com todas as realidades que abarca a vida humana. A vida é um dom, um presente de Deus para nós, que deve ser defendida e preservada por todos com um dom inegociável”, conta o padre Leandro Megeto.

Quaresma
Responsável por 11 cidades da Região. a Diocese de Jundiaí reúne inúmeros fiéis que enumeram os trabalhos na Quaresma. Um desses exemplos é o auxiliar de logística Danilo Degrande. Há mais de 20 anos atuando na Igreja Católica, ele continua com o compromisso com a igreja. “É uma questão de responsabilidade e de fé”, diz o católico que, junto com a família, se planeja para este importante momento,

A Quarta-feira de Cinzas marca um início de jejum e abstinência entre os católicos. Trata do primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental. As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. “Uma vez acolhido esse apelo de conversão, que não é um processo mágico, mas sempre um itinerário a ser percorrido em etapas, pouco a pouco, todos nós católicos somos chamados a externar, em atitudes concretas, a conversão realizada em nós”, afirma Megeto.

Missas
Todas as paróquias da Diocese de Jundiaí estarão celebrando ao longo do dia o início da Quaresma. Na Catedral Nossa Senhora do Desterro serão quatro celebrações no total: às 7h, 9h, 12h e 19h. A última celebração ocorre o lançamento oficial por parte da Diocese da Campanha da Fraternidade.

Vila Arens: Na Nossa Senhora da Conceição, haverá duas missas no dia, às 7h e 18h;
Anhangabaú: Na paróquia Santo Antônio, a missa será às 20h;
Vila Hortolândia: a paróquia Nossa Senhora de Fátima as missa serão às 17h e 19h30.
Vila Rio Branco: paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus às 7h e 19h.
Eloy Chaves: na São João Bosco em dois horários, às 7h e 20h.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/campanha-da-fraternidade-defende-cuidado-com-a-vida/
Desenvolvido por CIJUN