Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Campanha de Vacinação chega em todas as UBSs no dia 10

Da Redação | 07/02/2020 | 08:15

Definida pelo Ministério da Saúde (MS), a partir de 10 de fevereiro, será iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todo o território nacional, com objetivo de vacinar as crianças a partir de 5 anos a adolescentes até 19 anos.

Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família oferecem as doses da vacina gratuitamente para a população. A mobilização será até o dia 13 de março, com o Dia ‘D’, no sábado, 15 de fevereiro.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente, a ação prioriza a população que não conta com todas as doses determinadas. “Em Jundiaí, a população estimada na faixa etária entre 5 anos a 19 anos é de 76 mil pessoas. No entanto, boa parcela já está vacinada. A ação nacional tem por objetivo atender aqueles que ainda não contam com as duas doses necessárias para quem tem entre 6 meses até 29 anos, e uma dose para quem tem menos de 60 anos”. explica.

REFORÇO
Além da aplicação da dose contra o sarampo, no período, ainda serão disponibilizadas doses contra febre amarela para aqueles que ainda não se vacinaram ou que precisam da dose de reforço. Vale lembrar que a dose deve ser aplicada em pessoas a partir de 9 meses. Para confirmar se há necessidade de vacinação, basta apresentar a carteira de vacinação na unidade básica de referência.

A enfermeira reforça que os pais e os responsáveis devem estar atentos ao controle vacinal das crianças e dos adolescentes. “Os adolescentes entre 11 a 14 anos também devem tomar a vacina contra meningite C. Por isso, a ida até a UBS é fundamental para a verificação completa da necessidade vacinal”, ressalta.

As doses são disponibilizadas durante o horário de atendimento dos equipamentos.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/campanha-de-vacinacao-chega-em-todas-as-ubss-no-dia-10/
Desenvolvido por CIJUN