Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Campanhas que ajudam a aquecer alma e o coração

SIMONE DE OLIVEIRA | 26/06/2019 | 05:00

Pelo menos 130 instituições de caridade recebem este ano peças de frio como doações da campanha do agasalho realizada anualmente pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss). Até agora já foram 2,1 mil peças arrecadas, mas até setembro, quando a campanha será encerrada, muitas outras podem ser doadas.

Bom para quem oferta e melhor ainda para quem recebe. Em época de frio, nada melhor do que ter uma roupa nova para se proteger.

Assim tem sido para as assistidas da Casa das Mulheres – Missão Belém. De acordo com a coordenadora da casa, Sheila da Silva, as peças adquiridas por meio de doações ajudam a manter as 110 mulheres assistidas bem aquecidas nos dias mais frios. “Vivemos de doações e todo material adquirido é usado com muito amor, principalmente quando se trata de roupas.

Precisamos de peças de roupa o ano inteiro, e não somente no inverno”, comenta comenta Sheila, reforçando que o local recebe mulheres em situação de vulnerabilidade social de todo o país.

Aos 65 anos, Luzia Moraes Pires de Godoy sabe muito bem agradecer quando recebe uma peça nova. Ex-moradora de rua, já passou muito frio em baixo de viadutos e agora agradece a cada peça que recebe. “Ter uma roupa cheirosa e limpa é a maior felicidade”, conta Luzia que está no abrigo há cinco anos.

Dentre as instituições cadastradas pelo Funss, destaque para abrigos de crianças, de jovens, adultos e de idosos em vulnerabilidade, além de pessoas em situação de rua. Mas as doações também chegam ao Hospital Universitário, no São Vicente de Paulo e na Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) que promove o projeto “Operação Noites Frias”.

Segundo a presidente do Funss, Vanessa Machado, o importante é ter cuidado na hora de contribuir. “Costumamos dizer que aquilo que não é digno de ser usado por nossa família também não deve ser direcionado para quem possui tão pouco. Por isso é importante a necessidade e a consciência de não doar roupas sujas ou rasgadas, calçados sem sola e outros itens que não são adequados para aquecer”, alerta Vanessa.

Em Jundiaí, são mais de 160 pontos de arrecadação. Os endereços estão disponíveis no site: https://jundiai.sp.gov.br/campanhadeinvernojundiai.

Cabides estão disponíveis nos ‘pontos’

Criada há quatro anos pelas irmãs Amanda Verdugo e Patrícia Verdugo, o projeto ‘Amor no Cabide Jundiaí’ cria oportunidade para que as pessoas doem roupas de frio, sem qualquer tipo de julgamento, para quem precisa. E é justamente por isto que os ‘cabides’ estão espalhados em pontos de ônibus com a intenção de facilitar o acesso para quem precisa da roupa ou para quem deseja doar.

“A ajuda pode ser desde pendurar uma roupa de frio em dos pontos existes, como até mesmo criar um novo ponto. Quando criado este ponto sugerimos que envie uma foto com a localização para divulgarmos, assim outras pessoas poderão pendurar suas doações neste local também”, diz Amanda.

Este ano o projeto está instalado na avenida Antonio Frederico Ozanan (um ponto antes do Maxi Shopping); avenida 9 de Julho (em frente do espaço dos Food Trucks); rua Campos Sales (atrás do Velório Municipal); rua Santa Maria (próximo ao Jack Lanches).

Quem deseja criar seu próprio ponto deve escolher um protegido da chuva e com placas de identificação.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/campanhas-que-ajudam-a-aquecer-alma-e-o-coracao/
Desenvolvido por CIJUN