Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Canil 15 anos: aperfeiçoamento profissional marca a trajetória do setor especializado

DA REDAÇÃO | 10/04/2019 | 18:29

Referência pelo trabalho altamente técnico e operacional que realiza na condução dos cães de trabalho, com o objetivo de garantir a segurança, o bem-estar da população e manter a ordem pública, o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) intensifica permanentemente a capacitação de seus agentes. Recentemente promoveu o Treino de Faro e Intervenção Tática com K9, que teve como cenário para a teoria e prática o Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva). A proposta visa a integração e o aprimoramento de técnicas operacionais, promovendo o fortalecimento da Cinotecnia na segurança pública.

Coordenados pelo inspetor e chefe do Canil, Alceu Marestoni, o encontro reuniu mais de 40 participantes, com representantes das instituições de Cabreúva, Cajamar, Cotia (na presença do comandante Júlio Cesar Rocha Silva, e a Ronda Ostensiva Municipal – ROMU), Embu das Artes, Franco da Rocha (Canil do 26º BPM/M), Itapevi, Porto Feliz, e visitantes da Polícia Prisional Nacional do Chile. Os GMs Pupo – responsável pelo adestramento dos cães de trabalho; Francisco, Menezes e a GM Martins, além de integrantes do Apoio Tático, participaram deste momento de intercâmbio de conhecimentos e vivências entre as instituições.

“É fundamental esta integração entre as instituições, a parcela de contribuição de cada um para enriquecer os conhecimentos e a prática nas ruas. O treinamento de faro com os k9, a partir da teoria/didática apresentada em Painel, e logo após a prática nas intervenções táticas, faz com que as instituições fortaleçam suas atividades atendendo as necessidades comuns de cada população”, destacou o inspetor Alceu.

Resultados e conquistas
O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí é referência nacional no trabalho de adestramento para cães farejadores, tendo conquistado o longo de sua trajetória muitos prêmios em competições, considerado um dos cinco melhores do Estado de São Paulo, com o 1° lugar na classificação geral por equipe do Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais do Brasil que aconteceu em setembro de 2018 na cidade de Sumaré (SP), e também o 2° lugar na prova de Abordagem Veicular. Em seu efetivo de cães de trabalho estão 11 pastores belga Malinois, dois labradores, um bloodhound e dois rottweilers. No trabalho socioeducativo que realiza, o destaque fica para as apresentações de showdog, direcionado para crianças, jovens e adultos em escolas, empresas, igrejas e demais instituições.

Com frequência, o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí recebe a visita de representantes de instituições de todo o país e de países da América Latina, com o intuito de conhecer a sua estrutura e passar pelo trabalho de atualização profissional.

CANIL-abril-2019-2


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/canil-15-anos-aperfeicoamento-profissional-marca-a-trajetoria-do-setor-especializado/
Desenvolvido por CIJUN