Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cartórios ainda realizam cadastramentos biométricos

Angelo Augusto | 22/11/2019 | 07:00

A menos de um ano das próximas eleições municipais, diversos eleitores ainda não regularizaram seus títulos eleitorais: o novo cadastramento conta com a identificação por biometria e foi realizado até dezembro de 2018 em Jundiaí. Nas eleições de 2020, o cadastramento biométrico será obrigatório e aqueles que não fizeram a atualização já tiveram seus títulos cancelados.

O processo de revisão biométrica em Jundiaí já foi concluído, tendo os eleitores sido identificados pelas digitais nas Eleições de 2018. Para quem não fez, se ainda forem residentes do município de Jundiaí, a regularização pode ser feita nos cartórios eleitorais. Caso não morem mais no município e quiserem regularizar a situação com a Justiça Eleitoral devem comparecer ao cartório eleitoral da cidade de residência.

Em todos esses casos, também é realizado novo cadastramento biométrico.

Para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral, o eleitor que teve o título cancelado deve tomar algumas providências. Caso contrário, corre o risco de ficar sujeito a diversas restrições e impedimentos. Recentemente, a Justiça Eleitoral cancelou mais de 2,4 milhões de títulos de eleitores a nível nacional, que estavam há mais de três eleições (regulares ou suplementares) consecutivas sem votar ou justificar a ausência às urnas.

A primeira medida a ser tomada pelo eleitor, caso não tenha votado ou justificado sua ausência na última eleição, é o pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por turno de votação que tenha faltado. Vale destacar que cada turno é considerado uma eleição.

Logo após, o cidadão precisa se dirigir a um cartório eleitoral e apresentar documento de identificação e comprovante de residência para solicitar a regularização do título. A normalização somente será possível se não houver pendência do cidadão com a Justiça Eleitoral.

É importante lembrar que o título de eleitor precisa estar regular para que o cidadão esteja em dia com outros documentos, tais como passaporte e carteira de identidade. A regularidade do título também é exigida para a obtenção de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; a inscrição em concurso público etc.

Jundiaí possui cartórios eleitorais na rua dos Bandeirantes, 103 e na avenida Dr. Cavalcanti, 702.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/cartorios-ainda-realizam-cadastramentos-biometricos/
Desenvolvido por CIJUN