Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Casa Santa Marta celebra 20 anos de muito amor ao próximo

VINICIUS SCARTON | 27/07/2018 | 05:10

Fundada por Dom Roberto Pinarello, a Casa Santa Marta localizada na rua Petronilha Antunes, 403, no Centro, completou em junho 20 anos de funcionamento. Para comemorar o trabalho social realizado no período, hoje, às 10h, haverá uma missa na sede da entidade, celebrada pelo padre Luiz Aranha, reunindo membros da diretoria, colaboradores, voluntários e assistidos. Já às 12h, o almoço contará com a presença do bispo diocesano Dom Vicente Costa e autoridades. O dia também marcará o lançamento do site da entidade, www.casasantamarta.org.br, que foi modernizado.

De acordo com o representante da Casa Santa Marta, Sergio Castro, a entidade atende atualmente 42 assistidos referenciados (fixos), além de participar da Operação Noite, organizada pelo Poder Público. “Nós trabalhamos em quatro frentes: o Centro de Convivência para Idosos em situação de rua; o Acolhimento em República, destinado à população masculina adulta em situação de rua e em processo de reinserção social; o Acolhimento Institucional, para adultos homens que apresentam fatores de exclusão; e o Grupo de Apoio, que promove a integração”, diz.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

Ainda segundo Castro, duas destas frentes são mantidas por parcerias com o Poder Público (Acolhimento Institucional e Acolhimento em República). “As outras iniciativas dependem de doações de alimentos, roupas, móveis e produtos de limpeza. Também aceitamos doações em dinheiro. que podem ser feitas na conta corrente 347-6, agência 6840-3 (Banco do Brasil)”, comenta o responsável pela Santa Marta.

ACOLHIDOS
Rodrigo Cardoso da Silva, de 36 anos, viveu nas ruas por uma década e desde novembro de 2017 é um dos acolhidos da Santa Marta. “O atendimento oferecido aqui mudou a minha vida. Consegui sair das ruas, me livrei da dependência química e estou em processo de reintegração social”, comemora. Josué da Silva (62) também viveu nas ruas – durante três anos – e encontrou apoio na entidade. “Creio que estarei voltando para a minha casa até o final de agosto e agradeço o auxílio da Santa Marta, por tudo o que fez em minha vida.”

ATUALIDADE
Ao longo destes 20 anos, a Santa Marta também conviveu com críticas de moradores da região central de Jundiaí, referentes ao entorno da entidade, que segundo eles é repleto de pessoas em situação de rua. No entanto, a Casa reforça que, atualmente, não atende mais em sua sede de portas abertas e realiza o atendimento apenas aos referenciados e encaminhados pelo Serviço de Acolhimento Institucional.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/casa-santa-marta-celebra-20-anos-de-muito-amor-ao-proximo/
Desenvolvido por CIJUN