Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Casos notificados de sarampo sobem para 28

SIMONE DE OLIVEIRA | 09/08/2019 | 20:15

Boletim Epidemiológico divulgado ontem pela Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), mostra que o número de casos notificados de sarampo em Jundiaí chega a 28, um aumento de 9 casos em uma semana. O boletim anterior, do dia 2 de agosto, apontava 19 casos em investigação. A cidade mantém um único caso confirmado da doença.

Jundiaí registra 100% das crianças de 1 ano imunizadas com a dose Tríplice Viral, que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola (dados de maio/2019). A oferta da dose é feita para os públicos determinados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Ministério da Saúde (MS).

Apesar de apenas um caso confirmado, o MS inseriu Jundiaí e outras cidades paulistas na mesma condição (1 caso positivo) em uma lista como cidade com ‘surto-ativo’ da doença. “Os critérios usados pelo MS não foram divulgados para esse tipo de classificação. Até o momento, Jundiaí conta com apenas um caso confirmado e 28 suspeitos, em perfis populacionais variados, não classificando como situação de surto. Estamos no aguardo dos esclarecimentos, que devem chegar na próxima semana”, explica a gestora da UGPS, Daniela Paganini, em substituição ao titular.

A cidade permanece com a orientação de vacinação para pessoas nascidas a partir de 1960, havendo a necessidade de registro de duas doses para quem tem até 29 anos e 1 dose para quem tem 30 anos ou mais. As doses são liberadas a partir de um ano, conforme as determinações da SES sobre a oferta de vacina contra o sarampo.

“Qualquer alteração de conduta é determinada pelo Estado, com base na situação epidemiológica identificada a partir de dados e análises feitas pelos técnicos estaduais”, completa a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

As doses da imunização estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs. Quem não possui o documento e não tem a confirmação da vacinação, deve procurar uma unidade para receber a dose.

O Ministério da Saúde divulgou um alerta aos pais e responsáveis que vão viajar com seus filhos de seis meses a menores de um ano de idade para 39 cidades dos estados de São Paulo, Pará ou Rio de Janeiro, onde há surto ativo do sarampo, para que vacinem seus filhos.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/casos-notificados-de-sarampo-sobem-para-28/
Desenvolvido por CIJUN