Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

CDP investe em brinquedoteca com verba de multas do Fórum

Simone de Oliveira | 30/07/2019 | 05:00

Com um espaço para abrigar livros, jogos e brinquedos educativos, a brinquedoteca do Centro de Detenção Provisória ‘Marcos Antonio Bezerra’ (CDP de Jundiaí) será inaugurada esta semana e já recebe o nome de “Formiguinha”. A verba investida inicialmente é de R$ 4,6 mil proveniente de multas e de prestação de serviços aplicados à pessoas condenadas pela Vara da Infância e Juventude de Jundiaí. Daqui a 40 dias, outro montante será enviado para manutenção e despesas geradas no local.

A brinquedoteca terá capacidade para receber 400 crianças, entre elas, filhos e netos dos 1,2 mil presos da unidade. Além de voluntários da Pastoral Carcerária, estudantes de pedagogia ajudam como voluntários no espaço.

O juiz Jeferson Barbin Torelli, da Vara da Infância e da Juventude, responsável pelo órgão, diz que além do projeto Formiguinha, um dos primeiros do Estado, o departamento também ajuda projetos como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar, e de outro voltado para adolescentes em recuperação dos vícios das drogas. “Os responsáveis apresentam os projetos, nós avaliamos e destinamos as verbas. Acho importante que a comunidade saiba que estas verbas são provenientes das multas aplicadas em casos de condenações que não envolvam prisões. Elas são revertidas em multas”, explica.

O juiz Torelli adiantou que em um prazo de 40 dias outro montante será enviado ao Formiguinha, mas não adiantou o valor. Os demais projetos receberam, no último mês, valores semelhantes. ‘O recurso deverá ser utilizado em pagamento de funcionários ou compra de novos materiais”, adianta.

MENOS ANSIOSOS
Segundo o diretor geral do CDP, Alexandre Apolinário de Oliveira, o projeto da brinquedoteca tem o objetivo de oferecer algo lúdico às crianças que acompanhar suas mães durante o horário de visita aos sábados e domingos. “As crianças tinham um momento de lazer enquanto suas mães passavam pelos procedimentos de revista, porém ficávamos a favor do tempo porque era na área externa do presídio. Com a brinquedoteca, elas terão um espaço apropriado e coberto para se divertirem um pouco.

A carga de ansiedade destas crianças é muito grande e as atividades ajudam’, comenta o diretor, lembrando que o serviço acontece desde 2017.

O espaço deve funcionar de sábado e domingo, nos dias de visita no CDP, com brinquedos educativos, recursos audiovisual, livros de histórias infantis, além de jogos. O ‘Formiguinha” também contou com a parceria da Pastoral Carcerária da Diocese de Jundiaí, da Igreja Nazareno, da Fundação Doutor Manoel Pedro Pimentel e da Faculdade Anhanguera.

Alexandre conta que receberam muitos materiais oriundos de doações, em especial brinquedos, e por isso alguns serão repassados para outras unidades para que também montem seu próprio espaço. “Queremos dar uma oportunidade para que as crianças melhorem o trato com a família, especialmente na escola. Não é nada saudável elas terem no final de semana apenas a visão de grades e portões”, diz o diretor.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/cdp-investe-em-brinquedoteca-com-verba-de-multas-do-forum/
Desenvolvido por CIJUN