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Ceia de Natal tradicional com alimentos leves e saudáveis

THIAGO AVALLONE | 15/12/2019 | 06:00

A ceia de Natal é conhecida pela fartura de alimentos sobre a mesa, principalmente por alimentos calóricos. Para uma ceia mais saudável, deve-se preferir alimentos de baixo teor calórico, com menos gordura e açúcar e controlar o consumo de bebidas alcoólicas e/ou açucaradas.

De acordo com a nutricionista Nathalia Francischinelli, as opções mais saudáveis proteicas são as aves, como o chester e o peru, mais clássicas e que podem ser recheadas com vegetais para deixá-las ainda mais coloridas e gostosas. Mas para quem é fã de carne bovina, Nathalia recomenda: “O ideal é sempre optar por peças mais magras e com pouca gordura. Para fugir do aumento do preço das carnes, procure utilizar de carnes brancas ou pescados, como peixe assado, carne suína ou frango”, explicou.

A nutricionista explica que, para temperar, é possível substituir os temperos prontos e mais calóricos, utilizando se temperos naturais e que combinam bem com os pratos.

Para as carnes: curry, orégano, alho, cebola, louro, alecrim. Para frango: açafrão, alho, cebola, orégano, salsinha, tomilho. Para peixes: mostarda, pimenta-do-reino, coentro.

Quanto aos carboidratos, a nutricionista indica: “Procure sempre substituir os alimentos da cor branca por alimentos marrons: arroz branco por arroz integral, trigo branco por trigo integral, se a grana está curta, invista em arroz colorido com diversos legumes para deixá-lo ainda mais saudável. Outro prato muito servido é a farofa, que pode ser feita com alimentos mais saudável e evitando a adição de embutidos como bacon e calabresa, uma opção seria a farofa de cenoura, sempre buscando incluir mais cor à alimentação”, explica.

A chefe de cozinha Renata Dake ressalta a importância das saladas e explica que é possível fazer uma sobremesa mais leve.

“As saladas, além de saudáveis, proporcionam a sensação mais rápida de saciedade, ótima opção para uma ceia mais leve e equilibrada. Nas sobremesas, opte pelas frutas da época, iogurtes e mousses de frutas que são ótimas opções e além de tudo são refrescantes”, ressalta.

Renata Dake explica que a melhor opção para substituir os alimentos mais calóricos são os grãos. “Os grãos fazem muito bem para a saúde, ajudam na digestão e alguns já são comumente utilizados na ceia e festividades de fim de ano, como a lentilha e o grão-de-bico. Esses alimentos trazem muita saciedade.”

A nutricionista Nathalia Francischinelli também explica que, para quem for optar pelas carnes, uma boa solução pode ser substituir a fritura pela preparação assada no forno. Além disso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados. E sempre optar por sucos naturais e água.

“Para ser saudável não é necessário excluir alimentos e sim consumi-los com moderação, fazer escolhas mais saudáveis e evitar o consumo em excesso de alimentos gordurosos e ricos em açúcares e sal”, conclui a nutricionista.


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