A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) antecipa que os dois cemitérios municipais da cidade, o Nossa Senhora do Desterro e a Nossa Senhora do Montenegro, manterão seus horários de funcionamento normalmente, ou seja, das 7 às 18 horas, durante toda a semana e também dia 2, quando se comemora o Dia de Finados.
A expectativa para este ano é cerca de 20 mil pessoas visitem as unidades já partir da próxima sexta (1). E este ano, para evitar a proliferação dos focos de aedes aegypti, os cemitérios vão oferecer faixas alusivas para alertar os visitantes a evitar águas nos vasos de plantas.
Segundo o diretor do Serviço Funerário Municipal, Silvio Ermani, a campanha da dengue permanece durante todo o ano nos cemitérios para que evitar a proliferação do mosquito.
“Esse é o tipo de campanha que precisa se manter durante o ano todo, inclusive no período do inverno, mesmo com incidência de casos é menor”, comenta.
No verão, segundo ele, a campanha deve ser intensificada. “Nos meses mais quentes os avisos são colocados com mais frequência pelos cemitérios. É um período em que a proliferação é mais evidente e por isso é preciso atenção redobrada, em especial nos vasos com flores colocados nos túmulos”, alerta o diretor.
Como se trata de pontos facultativos, haverá mudança no funcionamento de alguns pontos municipais, como escolas, unidades básicas e linhas de ônibus.
A programação será enviada ainda esta semana pela Prefeitura de Jundiaí.
MISSAS
Para quem deseja acompanhar as missas nos cemitérios, pode acompanhar em algum dos horários do dia 2:
7h: comunidade da paróquia Nossa Senhora da Conceição;
8h30: Padre Leandro da paróquia Nova Jerusalém (padre Leandro);
10h: Dom Vicente Costa pela Catedral (Dom Vicente);
15h: Comunidade do São João Batista