Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Centro Integrado de Comando e Controle mantém monitoramento da cidade

Da redação | 23/02/2020 | 14:41

O prefeito Luiz Fernando Machado esteve no começo na tarde deste sábado (22) no Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ), instalado no Paço Municipal, onde viu de perto o monitoramento remoto e “in loco” de todo o trabalho de segurança na cidade durante o Carnaval, especialmente durante os desfiles dos blocos e das escolas de samba.

“Uma das funções do CICCJ é promover a integração entre as forças de segurança no monitoramento a partir do aparato de tecnologia e também nas ruas. Temos a agilidade e rapidez para a identificação de ocorrências e tomada de medidas para preservar a ordem pública”, afirma Luiz Fernando. “O Centro Integrado teve a sua primeira atuação em 2018 e, desde então, virou referência na fiscalização de todos os eventos com concentração de público, sempre reduzindo o número de ocorrências”, destaca.

O trabalho do CICCJ tem a participação Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), unidades de gestão do município, Juizado de Menores, Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), SAMU, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Perini, lembra que o diálogo com os representantes de cada agremiação sempre buscou o equilíbrio, a fim de respeitar quem gosta de aproveitar o Carnaval na festa e quem prefere usar o período para descansar. “O Comitê coroa esse diálogo e tem trazido nos últimos anos, por meio da integração de forças, carnavais sem ocorrências graves e infortúnios”, ressaltou Marcelo.

Entre os problemas mais comuns verificados pelo grupo de trabalho do CICCJ durante o Carnaval 2020, estão o comércio ilegal de bebidas e o alto índice de jovens que consomem bebidas em excesso durante os desfiles de bailes já realizados em Jundiaí desde o dia 14 de fevereiro.

Este ano, o acesso do público para acompanhar o desfile das escolas e blocos no Espaço Multiuso, localizado na Cidade Administrativa, seguirá o mesmo formato da Festa da Uva, com a expectativa de reforçar a segurança e evitar tumultos. Deste modo, não será permita a entrada com caixas de som, “coolers” e isopores com bebidas em latas e garrafas. De acordo com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), as bebidas serão comercializadas somente em copos descartáveis no local.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/centro-integrado-de-comando-e-controle-mantem-monitoramento-da-cidade/
Desenvolvido por CIJUN