Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Centro terá algumas ruas interditadas para o Sandi

SIMONE DE OLIVEIRA | 01/03/2019 | 05:00

O tradicional bloco Refogado do Sandi desfila hoje pelas ruas do Centro com concentração marcada para as 15h em frente ao Gabinete de Leitura Ruy Barbosa.
Registrado como patrimônio cultural imaterial de Jundiaí, o Refogado completa 25 anos neste Carnaval. Para celebrar seu Jubileu de Prata, enaltece a força feminina neste carnaval que coincide com o Mês da Mulher. A diretoria já começou inovando ao eleger uma corte 100% feminina, incluindo uma guardiã, posto até então ocupado por homens.
Por conta da passagem dos foliões, algumas ruas sofrem alterações a partir das 14h. De acordo com a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) o trânsito de veículos fica impedido no cruzamento da rua Barão de Jundiaí com rua Secundino Veiga, na rua Vigário J.J. Rodrigues com rua Cândido Rodrigues, rua do Rosário com rua São Bento, rua Cel. Siqueira de Moraes com rua Senador Fonseca e rua Bernardino de Campos com rua Senador Fonseca, até a dispersão total dos participantes, prevista para as 21h.
Os veículos que já estiverem estacionados neste trajeto do bloco somente poderão sair após a passagem total dos participantes com auxílio ou liberação dos Agentes de Trânsito.
A Unidade de Gestão de Cultura informa que para o desfile serão disponibilizados 60 banheiros químicos (10 desses adaptados para pessoas com deficiência) espalhados pelo trajeto do bloco.
Será realizado o isolamento com gradil no entorno da entrada da Catedral Nossa Senhora do Desterro para garantir o acesso pela rua do Rosário. O encerramento do trio elétrico do bloco dever ser até as 20h.

COMÉRCIO E AMBULANTES
Após a realização de reuniões com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) foi definido que fica a critério dos lojistas o funcionamento do comércio durante a passagem do bloco.
Este ano não foi feito o cadastramento de ambulantes, segundo a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

INSEGURANÇA
Quanto a segurança, o edital de cadastramento de blocos de rua lançado pela administração prévia sobre a responsabilidade do bloco a garantia da segurança no entorno do trio, além de equipe de produção no local, mesmo assim agentes da prefeitura e das Forças de Segurança estarão nos desfiles e no Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ) para monitoramento na Sala de Situação, montada a partir das 14h no Paço Municipal.
De acordo com o 11º Batalhão da Polícia Militar é preciso que o folião fique atento a algumas dicas de segurança para evitar contratempos durante a passagem dos blocos:
Leve apenas o necessário. Evite ostentar objetos de valor (celular, carteira, bolsa) e mantenha-os;
Não carregue grande quantidade de dinheiro, separe-o para pequenas despesas;
Mantenha especial atenção com as crianças. Identificá-las com etiquetas é uma boa alternativa;
Marque pontos para reencontros caso haja separações.

T_Sandi


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/centro-tera-algumas-ruas-interditadas-para-o-sandi/
Desenvolvido por CIJUN