Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cerest realiza Semana de Conscientização sobre os riscos do Amianto

DA REDAÇÃO | 05/04/2019 | 14:11

O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) de Jundiaí, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza entre os dias 8 a 12 de abril a Semana de Conscientização de Exposição e Comercialização do Amianto. Durante o período, os técnicos farão vistorias em comércios de material de construção em busca do produto, que está proibido em fabricação e em comércio no Estado de São Paulo, desde 2007. No ano passado, durante a atividade, foram identificados dois estabelecimentos que ainda contavam com as telhas de amianto para venda. A substância é tida como causadora de tumores do tipo mesotelioma.

De acordo com a gerente do Cerest Jundiaí, Márcia Pereira Dobarro Facci, além da verificação dos estabelecimentos, será feita a orientação dos comerciantes sobre o material. “Em Jundiaí temos cerca de 250 estabelecimentos que comercializam materiais de construção. Em 2018, duas ocorrências foram registradas, em estabelecimentos de bairros, que adquiriram o material de fornecedores de outros estados, onde o material ainda não foi banido. O material é de extremo risco. Assim que detectado, o estabelecimento é notificado a solicitar o recolhimento do produto por parte do fornecedor, para o correto descarte do material, que exige processamento especial”, detalha.

Segundo a gerente, o consumidor deve ficar atento antes de adquirir o as telhas cinzentas, conhecidas como fibrocimento. “As que são livres de amianto contam com uma inscrição na borda de cada folha, indicando o não uso do amianto na fabricação”, explica.

Telha-sem-amianto_c_-7_Easy-Resize.com_Easy-Resize.com


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/cerest-realiza-semana-de-conscientizacao-sobre-os-riscos-do-amianto/
Desenvolvido por CIJUN