Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Chuva acima da média preocupa moradores de áreas de risco em Jundiaí

VINICIUS SCARTON | 27/10/2018 | 14:00

O tempo chuvoso dos últimos dias tem gerado preocupação entre os moradores de áreas de risco em Jundiaí. Moradora do Jardim Tamoio, a autônoma Leidiana Maria de Lima, de 32 anos, é um exemplo. Ela conta que essa chuva persistente é sempre motivo de tensão entre os moradores, pois pode causar deslizamentos de terra em algumas regiões do bairro. “Muita gente aqui já perdeu a casa, móveis, tudo”, comenta.

O gestor da Defesa Civil de Jundiaí, João Osório Gimenez Germano, confirma que o clima neste mês de outubro está atípico. “Até o dia 25 foram registrados 263 milímetros de chuva, sendo que a média para o mês todo, baseado aos últimos seis anos, é de 125 milímetros, ou seja, metade do que choveu até agora”, explica. Ainda conforme Gimenes, a temperatura mínima histórica para outubro, dos últimos 30 anos, em Jundiaí é de 18 graus e a máxima de 29 graus. “Mas este ano, Jundiaí já teve uma mínima de 14º e uma máxima de 30º”, destaca.

Segundo o gestor, nos últimos três dias foram registrados na cidade 32 milímetros de índice pluviométrico. “Neste caso, a cidade está em estado de observação”, afirma. Questionado se algum bairro de Jundiaí requer maior atenção, Gimenez afirma que a Defesa Civil está atenta a todas as regiões da cidade e também aos moradores.

O gestor reforça ainda que o risco de deslizamento é mais comum em encostas, quando há muita chuva de forma torrencial e continuada, provocando o encharcamento do solo e o aparecimento de alguns sinais, como fissuras do solo, trinca nas paredes, inclinação de árvores, entre outros.

Conforme levantamento do Núcleo de Gerenciamento de Emergências da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, Gimenez informa que o tempo deve continuar nublado nos próximos três dias. “Neste sábado a temperatura mínima será de 19º e máxima de 26º, com possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde. No domingo (28) a mínima prevista é de 18º e a máxima de 27º, com tempo nublado e possibilidade de chuva. Já na segunda-feira (29) a mínima será de 16º e a máxima de 27º, com o clima nublado”, detalha. Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/chuva-acima-da-media-preocupa-moradores-de-areas-de-risco-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN