Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Chuva do fim de semana faz duas famílias saírem de casa

BÁRBARA NÓBREGA MANGIERI | 19/02/2019 | 05:04

Duas famílias atingidas pelas fortes chuvas deste fim de semana ainda não poderão voltar para suas casas. No Jardim São Camilo, um casal teve o muro da casa parcialmente rompido pelas chuvas de sábado (16) à noite. Eles dormiram os últimos dias na casa de vizinhos e aguardam visita de geólogos e técnicos da Defesa Civil e da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) nesta terça (19) para saber as condições do muro.

Já no Parque Cidade Jardim II, uma casa na rua Medina Pinto Bento teve de ser totalmente interditada após ser invadida pela lama de uma construção na rua Antônio Alves de Campos (acima, também na madrugada de sábado. Segundo a moradora Tereza Cristina Scarabelin, uma construção irregular naquela rua obstruiu a saída de água, deixando que ela se acumulasse ali até que o muro de trás de sua casa cedesse.

“A lama invadiu o primeiro andar inteiro da minha casa, não sobrou nada, nem um móvel. Outras casas estão com infiltrações e rachaduras devido ao acúmulo de água”, conta a designer de interiores. “Já tínhamos avisado a prefeitura sobre as obras na rua de cima, mas esperaram que o pior acontecesse”, reclama.

Na manhã de sábado, a Defesa Civil vistoriou novamente o local e uma equipe da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) auxiliou na limpeza da rua e do imóvel afetado. Tereza diz que apenas parte da lama foi retirada e que aguarda uma equipe da prefeitura para ajudar no término do serviço. “Também estamos em contato com a administração para reaver os valores que perdemos dentro da casa”, diz.

A Prefeitura de Jundiaí informa que os proprietários deverão adequar o imóvel para voltar a habitar o local e a Defesa Civil deverá fazer nova verificação. Por enquanto, ela e o marido estão ficando na casa de familiares. “Ainda podemos ficar no andar de cima, mas não sobrou nada em baixo. Ainda por cima invadiram minha casa para assaltar o que restou quando a lama quebrou as portas do fundo”, conta.

Segundo a Defesa Civil, choveu 136mm entre a noite de sexta-feira (15) e a madrugada de sábado (16), volume esperado para 15 dias considerando a média histórica dos últimos sete anos. Neste mês de fevereiro, até o dia 17, já choveu um volume de 239 mm, total que esperado para todo o mês. Também foram atendidas seis ocorrências de quedas de árvore.

CHUVA LAMA INVADE CASA NA CIDADE JARDIM 2NA RUA MEDINA PINTO BENTO


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/chuva-do-fim-de-semana-faz-duas-familias-sairem-de-casa/
Desenvolvido por CIJUN