Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cidade digital começa a ganhar forma e terá expansão a partir de agosto

gustavo amorim | 26/06/2018 | 05:40

Pouco mais de um ano após anunciar que o São Camilo seria o primeiro bairro 100% digital da cidade, a Prefeitura de Jundiaí já implantou o wi-fi livre no bairro e também na Praça Governador Pedro de Toledo, a Praça da Matriz, no Centro. A tecnologia ainda seguirá em fase de adequação pelos próximos 10 dias, pondera o diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Amauri Marquezi, em entrevista exclusiva ao Jornal de Jundiaí. “Mas a utilização está disponível aos munícipes”, frisa.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

LEIA MAIS

PREFEITURA ABRE LICITAÇÃO PARA INFOVIA

LUIZ FERNANDO QUER TORNAR SÃO CAMILO O 1º BAIRRO 100% DIGITAL DE JUNDIAÍ

A instalação do wi-fi é mais uma parte do projeto de cidade inteligente e digital proposto pela administração municipal. Até 30 de julho, será lançada uma licitação que prevê a instalação e implantação de 300 km de cabos de fibra ótica em toda Jundiaí já a partir de agosto. Atualmente a rede tem 45 km de cabos instalados. “Sem essa rede instalada completamente, não conseguimos falar de cidade inteligente. O prontuário eletrônico, por exemplo, é uma novidade que só vai ser possível a partir desse alicerce”, explica Marquezi. A verba da licitação será repassada pelo BNDES.

O diretor da Cijun destaca que o processo de instalação tem prazo de um ano para ser concluído. A partir da finalização, todas as instalações públicas do município estarão integradas. “Estamos falando de escolas municipais, centros esportivos, unidades básicas de saúde, terminais de ônibus, enfim, todos os equipamentos, sem exceção. Toda a comunicação será feita de forma mais rápida e eficiente. Com isso, vamos democratizar o acesso à informação e aos serviços públicos”. garante.

A partir dessa rede, será permitido também a instalação de mais câmeras de monitoramento da Guarda Municipal, bem como a utilização de serviços educacionais como vídeo ou Google Education nas escolas, além do wi-fi livre em mais pontos da cidade. Outro ponto de mudança é no trânsito, com a instalação dos radares inteligentes.

Arte/Divulgação

Arte/Divulgação


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/cidade-digital-comeca-a-ganhar-forma-e-tera-expansao-a-partir-de-agosto/
Desenvolvido por CIJUN