Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cidades do AUJ já somam 1229 casos de dengue confirmados

SIMONE DE OLIVEIRA | 04/05/2019 | 05:05

Os casos confirmados de dengue em Jundiaí continuam aumentando a cada semana segundo dados do Boletim Epidemiológico, divulgado ontem (3) pela Vigilância Epidemiológica de Jundiaí. Em uma semana a cidade registrou 235 casos totalizando, desde o início do ano, 1138. Um aumento de 26% em relação ao boletim divulgado semana passada.

Das cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) o município tem o maior índice, até por conta do número de habitantes, mas juntas elas já chegam a 1229 confirmações com centenas aguardando resultado.

Em Jundiaí, alguns bairros estão mais evidentes na contagem da vigilância quanto a incidência. Entre os 10 com mais casos da doença destaque para São Camilo (293); Jardim Novo Horizonte (260); Vila Aparecida (58); Ponte São João (54); Vila Nambi (40); Almerinda Chaves (33); Vila Hortolândia (33); Residencial Jundiaí (23); Vianelo (21); e Jardim do Lago (19).

Ainda de acordo com a vigilância, dos 1.138 casos confirmados, 1.071 são autóctones, ou seja, contraídos na cidade, 62 importados, e 5 indeterminados.

Cerca de 350 aguardam resultado. Não há casos registrados de zika vírus, mas foram sete casos notificados chikungunya, sem nenhuma confirmação e um ainda aguardando resultado. Não há casos de febre amarela em Jundiaí.

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana novos dados sobre dengue, zika e chikungunya. Até o dia 13 de abril de 2019 foram registrados 451.685 casos prováveis de dengue no Brasil, um aumento de 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

NA REGIÃO
Louveira: Foram 86 notificados, 28 confirmados (sendo 4 importado/indeterminado e 24 autóctones) e 18 descartados;

Cabreúva: são 9 casos confirmados de dengue e 15 aguardando resultado. O município faz campanhas de conscientização nas escolas e UBS, além de visitas porta a porta para evitar pontos de água parada. Não há internação e os bairros com casos registrados são Vale Verde, Vilarejo, Jacaré e Novo Bonfim.

Campo Limpo: até o momento foram confirmados 33 casos no município, porém nenhum com internação. O bairro com maior número de casos é o Jardim Europa.

A cidade realiza um trabalho permanente, com avaliação de densidade larvária e visita a residências, com orientação aos munícipes.

Itupeva: estão confirmados 21 casos de dengue, em bairros distintos. A administração promove diversas ações como mutirão, visita casa a casa, orientação da população, nebulização e recentemente, contou com a ajuda do Exército na visita às casas do Parque das Hortênsias, Portal Santa Fé e Rio das Pedras.

Várzea Paulista não retornou até o fechamento desta edição para falar sobre os índices.

T_Dengue-2


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/cidades-do-auj-ja-somam-1229-casos-de-dengue-confirmados/
Desenvolvido por CIJUN