Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cidades do AUJ mantêm campanha de vacinação

SIMONE DE OLIVEIRA | 15/02/2019 | 05:04

Quem mora ou vai viajar para o Sul e o Sudeste do país deve estar vacinado contra a febre amarela. O reforço na recomendação do Ministério da Saúde se dá devido aos registro de circulação do vírus nessas regiões. Apesar da recomendação para a vacina, todos os estados brasileiros registram coberturas abaixo da meta, estabelecida em 95%. As cidades que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) estão mantendo a campanhas em suas unidades básicas de saúde e com índices altos de adesão, mesmo sem ter casos registrados da doença.

Em Jundiaí, com 414.810 habitantes (dado estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2018), registra 101,15% da população imunizada contra febre amarela, com 419.587 pessoas vacinadas e somente dois casos positivos registrados em humanos (sendo um óbito). O Estado de São Paulo registra 69,09% de imunização, tendo áreas com o início da atividade vacinal há poucos meses e registros de macacos mortos pela doença recentemente. No sábado (9), um macaco foi diagnosticado com a doença, no Zoológico da Capital paulista. Em todo o Estado, neste ano, a doença já atingiu 32 pessoas e nove morreram.

Em Várzea Paulista, nenhum caso da doença foi registrado até o momento, mas a vacinação na cidade continua em quatro unidades de saúde do município. São elas: UBS Vila Popular, UBS jardim Paulista, UBS Vila Real e UBS Jardim Alessandra. Do ano de 2000 até 14 de janeiro de 2019, foram aplicadas na cidade 113. 216 mil doses da vacina o que corresponde a imunização de 97% da população.

A prefeitura de Itupeva, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, informa que não há casos suspeitos de febre amarela na cidade registrados em 2019 e, consequentemente, nenhuma notificação. Já foram realizadas campanhas de vacinação com ações nos bairros, atingindo grande parte da população e resultando em nenhum caso de febre amarela nos dois últimos anos. Ainda assim, o setor continua atento para possíveis casos suspeitos, com ações de controle, inclusive coleta de amostras em animais como macaco, quando encontrados mortos no município, para monitoramento. A vacina contra febre amarela continua disponível em todos os postos de saúde de Itupeva para a população ainda não vacinada com nenhuma dose.

Já no Departamento de Vigilância em Saúde de Campo Limpo Paulista não houve notificações da doença neste ano no município. A vacinação continua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Botujuru, São José e Central. Em janeiro de 2018 foram três casos suspeitos, sendo dois positivos. No mês seguinte do mesmo ano, em fevereiro, apenas um caso suspeito, mas negativo. O monitoramento é realizado por necropsias de primatas. Até o momento, não foram encontrados animais mortos. Vale ressaltar que 73,58% da população de Campo Limpo Paulista foi imunizada. Procurados, os municípios de Louveira e de Cabreúva não retornaram até o fechamento desta edição.

NO PAÍS
De acordo com o último boletim epidemiológico, que apresenta o monitoramento de julho de 2018 a 7 de fevereiro deste ano, foram notificados 834 casos suspeitos de febre amarela, sendo que 679 foram descartados, 118 permanecem em investigação e 37 foram confirmados. Destes, nove foram óbitos. Os estados que apresentaram casos confirmados foram São Paulo (35) e Paraná (2). A maior parte dos casos ocorreu na região do Vale do Ribeira (litoral sul de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná). Todos os óbitos ocorreram no estado de São Paulo,

T_Vacinando-contra-febre-amarela-2


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/cidades-do-auj-mantem-campanha-de-vacinacao/
Desenvolvido por CIJUN