Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Ciesp Jundiaí promove fórum de discussão para reabilitação profissional

| 06/06/2014 | 00:05

Com o objetivo de apresentar meios para a absorção de  pessoas com deficiência e aprendizes no mercado de trabalho, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Jundiaí realizou, na tarde desta quinta-feira (05), um Fórum de Inclusão para debater o assunto.

O encontro foi conduzido pela responsável técnica do Serviço de Reabilitação Profissional da Gerência Executiva do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) em Jundiaí, Isabel Zingano do Amaral, que apresentou os meios para este retorno de incapacitados ao mercado de trabalho. “O INSS possui o Programa de Reabilitação Profissional, que atende o segurado encaminhado pela perícia médica ou decisão judicial”, explica.

O fórum reuniu 19 representantes da indústria, seis do comércio e serviço, seis da Prefeitura de Jundiaí e 10 de entidades e escolas. “Essa busca por informação reflete a necessidade que este público aqui presente tem de se adequar para o devido cumprimento da lei”, disse Isabel.

Nova etapa – Há dois anos o Ciesp Jundiaí iniciou o Projeto Fazendo a Diferença, em parceria com o Senac, Apae e Sesi, todos de Jundiaí. O projeto surgiu da necessidade das empresas em buscarem profissionais com deficiência para atender a Lei 8213/1991, artigo 93, que determina a todas as empresas brasileiras com mais de 99 funcionários, independente do ramo de atividades, devem contratar pessoas com deficiência para compor o seu quadro de colaboradores.

“Ocorre que as vagas são criadas pelas empresas, mas falta mão de obra específica para o devido preenchimento”, revela Isabel. Vânia Mazzoni, do departamento de Recursos Humanos do Ciesp Jundiaí, conta que o encontro foi relevante ao apresentar aos empresários detalhes da Lei de Cotas, as práticas de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), programas de Qualificação para Pessoa com Deficiência e adequação das empresas para inclusão desses profissionais.

“O objetivo é orientar e fomentar discussões sobre a inclusão profissional de pessoas com deficiência e aprendizes na indústria, contribuindo para a promoção da inclusão”, concluiu Vânia.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/ciesp-jundiai-promove-forum-de-discussao-para-reabilitacao-profissional/
Desenvolvido por CIJUN