Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Clube da Leitura completa “cinco anos de saber” em Jundiaí

KÁTIA APPOLINÁRIO, ESPECIAL PARA O JJ | 23/07/2018 | 05:10

Nesta semana, o Clube da Leitura de Jundiaí completa cinco anos. Obras de ficção, dramas, grandes clássicos e romances já foram temas de discussão nos encontros mensais entre os integrantes que se uniram por compartilharem uma característica em comum: o amor pela literatura. Em Jundiaí, o projeto teve início em 2013 e, a princípio, era organizado por uma editora de livros. Posteriormente, tornou-se uma inciativa autônoma, levada adiante pelos próprios participantes. O mediador do grupo, Juliano Garcia, de 35 anos, acompanha a trajetória do projeto desde o início. “Me lembro do ‘frio na barriga’ que senti na primeira reunião do Clube. Vieram cinco ou seis pessoas, o que para nós já foi uma surpresa. Hoje, entre membros fixos e flutuantes, somos em média 20 pessoas”, conta.

A co-fundadora do grupo, Ana Célia Maria Alves, de 51 anos, participa dos encontros desde 2014. “Esses encontros proporcionam experiências maravilhosas. É um clima de acolhimento, de parceria. Além disso, as discussões são sempre muito saudáveis”. Sessenta encontros já foram realizados, o que quer dizer que 60 obras já foram lidas pelo grupo, que atualmente realiza os debates em uma confeitaria da cidade. “Acaba sendo um lugar de escuta. Aprendemos a aceitar as impressões dos outros e a levar um pouco disso para o nosso cotidiano”, explica Juliano, alegando que o objetivo das reuniões é promover um debate descontraído entre os integrantes.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

“Eu sentia falta de poder compartilhar as minhas leituras, porque nem sempre os outros estão lendo o mesmo livro que você”, conta a professora e estudante Cacilda Amaral, de 31 anos, que descobriu o Clube da Leitura através das redes sociais há dois anos e meio. Ela o considera como uma segunda família. “Nos tornamos amigos, inclusive já fomos juntos para mais de uma edição da Feira Literária Internacional de Paraty”, conta a frequentadora de carteirinha do clube. O próximo encontro será realizado no dia 6 de agosto e a obra discutida será “Canção de ninar”, da escritora marroquina Leïla Slimani, “O livro é sempre uma escolha democrática do grupo, decidido no final de cada encontro”, ressalta o mediador. Os interessados em fazer parte da experiência literária podem entrar em contato através do e-mail garcia.julianog@gmail.com.

Foto: Kátia Appolinário, especial para o JJ

Foto: Kátia Appolinário, especial para o JJ


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/clube-da-leitura-completa-cinco-anos-de-saber-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN