Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Clube do Pedal realiza Rota das Fazendas do Caxambu

COLABORAÇÃO DE GRAZIELLY COELHO | 26/05/2019 | 05:02

Clube do Pedal do Sesc Jundiaí realiza hoje (26) um trajeto de aproximadamente 65 km através da Rota das Fazendas do Caxambu.

O percurso, com início às 7h, percorrerá trechos rurais e urbanos, saindo do Paraciclo do Sesc Jundiaí e retornando ao mesmo local. O pedal, de nível avançado, percorre bairros rurais tradicionais da cidade de Jundiaí e Itatiba, passando pelo Pinheirinho, Rio Acima, Roseira e Itatiba.

Segundo Julio Sakamoto, 35, monitor de esportes e coordenador do projeto na cidade, a escolha do trajeto pelas fazendas do Caxambu foi o mesmo para os demais percursos. “Os trajetos são pensados para contemplarem tanto as áreas urbanas quanto as rurais, com o objetivo de apresentar pontos turísticos e propor desafios para os ciclistas”, diz.

A segurança também é um item indispensável no projeto. “Normalmente os passeios contam com um carro de apoio para o caso de cansaço ou problemas mecânicos nas bicicletas. Há também o acompanhamento de dois educadores do Sesc Jundiaí, para orientações e suporte durante o percurso. Os trajetos são bastante variados, contemplando diferentes tipos de percursos, desde iniciantes até avançados”, assegura o monitor.

Julio também conta que o projeto está com novas propostas para os próximos meses. “Para o segundo semestre, estamos reformulando o Clube do Pedal, com proposta de realizar oficinas e palestras, contemplando temáticas como mobilidade urbana, tecnologia e artes e oficinas de manutenções básicas”.

Além disso, o coordenador também ressalta que a participação é livre, basta fazer a inscrição na Central de Atendimento do Sesc Jundiaí e ter idade igual ou maior a 16 anos. “Para participar não é necessário ser credenciado no Sesc. Para passeios externos, que eventualmente acontecem em outras cidades fora da região de Jundiaí, é importante a inscrição antecipada, uma vez que as vagas são limitadas. Nestes casos, oferecemos ônibus e transporte para as bicicletas”, explica Julio.

Ao longo do ano, o Clube do Pedal propõe atividades mensais pelas trilhas e rotas da cidade de Jundiaí e Região, além da realização de pedais externos, junto a outras unidades do Regional. Em média, os passeios realizados na região de Jundiaí, contam com 25 pessoas. Já nos trajetos realizados fora da cidade, a média sobe para 35, devido à limitação da capacidade do ônibus.

De acordo com a educadora de Atividades Físicas do Sesc Jundiaí, Sayuri Shihonmatsu, é importante realizar a revisão preventiva da bicicleta antes de qualquer pedal e se atentar para o uso de equipamentos básicos de segurança, como capacete, óculos e luvas, além de roupas adequadas para a prática de atividades físicas. Não esquecer também de levar água e alimentos fáceis de consumir durante o percurso, são as principais dicas da educadora.

O projeto
Fundado em setembro de 2015, o Clube do Pedal do Sesc Jundiaí tem como objetivos difundir a prática da modalidade para a população jundiaiense, aumentar a prática da atividade física, aumentar a interação entre as faixas etárias e melhorar o contato com a natureza e os centros urbanos, através de palestras e vivências que propiciem o aumento de conhecimento de aspectos como legislação, uso de equipamentos de segurança, bem como uma melhoria da mobilidade urbana, que é definida como sendo o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/clube-do-pedal-realiza-rota-das-fazendas-do-caxambu/
Desenvolvido por CIJUN