Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Colônia tem até seis quedas de energia por dia

| 03/10/2014 | 20:29

Quando Jéssica Conceição, 30 anos, acordou nesta sexta-feira (03), não se surpreendeu com a falta de energia em sua casa. Esse é um dos episódios frequentes do bairro da Colônia, onde ela e outros moradores reclamam que galhos de uma árvore próximo à rede elétrica vem causando uma média de seis quedas de energia por dia.

A preocupação de Jéssica é com a filha Júlia, de 10 anos, portadora de uma doença na medula óssea que exige medicações mantidas em refrigeração. Os remédios, vindos da Alemanha e bancados pela prefeitura, são oferecidos mensalmente e não aguentam mais que uma hora fora da geladeira. “Perdemos remédios do mês todo. Mais de R$ 150 mil foram embora”, lamenta Jéssica.

Segundo relataram outros moradores da região, a situação vem piorando nos últimos meses, e as visitas periódicas de equipes da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) para fazer o religamento na rede elétrica não tem sido suficientes para solucionar o caso. “Eles vêm, religam e minutos depois a árvore bate nos fios de novo. Esse é um problema que exige uma equipe de engenharia profissional para detectar a causa”, comenta José Carlos Cosin, 62, que precisa da energia para cuidar dos pais idosos. Segundo o pai de Jéssica, Antônio Carlos Conceição, 51, a família guarda uma ficha com mais de 62 protocolos de ligações feitas à CPFL. “Só de ontem para hoje foram 30 ligações”, reclama.

Solução – Em nota, a CPFL informou que uma equipe já foi enviada ao local, que é altamente arborizado, para verificar se o que estava ocasionando as quedas eram, de fato, os galhos da árvore. O problema foi constatado e a equipe começou um trabalho de poda emergencial. “A execução de novas podas, em caráter preventivo, exigirá um desligamento programado na região”.

De acordo com a CPFL, os moradores afetados pelo desligamento durante as podas no bairro da Colônia serão avisados “com antecedência prevista em regulação do setor”. Ainda segundo a CPFL, fatores externos como pipas, furtos de cabos e queimadas também contribuem para a a falta de energia. Segundo o engenheiro da CPFL, Ricardo Anacleto, a empresa tem feito uma parceria com a prefeitura para podar as árvores quando necessário.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/colonia-tem-ate-seis-quedas-de-energia-por-dia/

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido por CIJUN