Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

COLUNA DO MARTINELLI: Hoje é o DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

JOÃO CARLOS JOSÉ MARTINELLI | 22/09/2019 | 12:02

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Juventude do Brasil, que é a data onde se celebra os jovens e sua importância para a sociedade. Revela ainda um pretexto para programações especiais com atividades que despertem o interesse dos jovens para superação de crises e para colaborarem com a sociedade, deixando-a mais expressiva.

Na fase da juventude, as pessoas estão em busca da identidade e podem sentir fortes emoções por causa das grandes mudanças que ditam novos rumos. Os jovens também são normalmente responsáveis por definir o perfil de uma geração.

Mas não podemos perder de vista que ela é apenas um período da vida, pois deve ser encarada como um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao comodismo.

Na realidade, não se envelhece por haver vivido certo número de anos; fica-se velho quando se abandona seu ideal. Vivemos hoje no Brasil e em alguns outros países, no entanto, uma situação bastante difícil para os jovens em termos de formação educacional e técnica.

Apesar do grande número de escolas e faculdades, a queda do nível do ensino público provocou uma grande ausência de senso crítico e muitos deles são bastante alienados e massificados, aceitando imposições de um consumismo desenfreado que dita regras e os reais valores estão cada vez mais sendo substituídos por objetivos meramente mercantilistas. Surge assim a falta de esperança e de estímulo.

Por outro lado, ainda assim, muitos deles fazem a diferença para a superação de crises e até mesmo para deixar a sociedade mais expressiva. Apresentando as marcas da rebeldia sadia e da vontade de fazer ações para acabar com a intolerância do mundo.

Aproveitemos a data para refletirmos sobre a juventude. Ela merece acolhimento, respeito e principalmente, formação e informação. Vamos colaborar para que esses atributos se transformem em realidade.

Valorizemos nossos jovens que revelam um dos recursos humanos mais importantes para o desenvolvimento do país e podem ser atores sociais de mudanças positivas. Esperamos, por isso, que tenham as oportunidades um avanço completo nas áreas da Educação, Cultura, Esportes e Lazer, garantindo, assim, que se revelem em seres humanos preparados para construir um futuro melhor para todos.

HOJE É O INÍCIO DA PRIMAVERA
A primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é um colorido da alma. É uma boa época para renovar o espírito, assim como as flores se renovam. E principalmente, nos conscientizarmos da importância do respeito à natureza e à ecologia, para que possamos por muito tempo usufruirmos de suas belezas e encantos.

Hoje também é o DIA DO CONTADOR
O Dia do Contador se comemora nesta data em homenagem a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, pelo Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, que regulamentou e tornou oficial a criação do curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Até então, só existam cursos técnico e profissionalizantes de contabilidade no país. Homenageemos assim o profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa, chamado “Contador”.

JOÃO CARLOS JOSÉ MARTINELLI é advogado, jornalista, escritor e professor da Faculdade de Direito do Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí. Ex-presidente das Academias Jundiaienses de Letras e de Letras Jurídicas (martinelliadv@hotmail.com)


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/coluna-do-martinelli-hoje-e-o-dia-nacional-da-juventude/
Desenvolvido por CIJUN