Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Com 10 casos confirmados AUJ intensifica ações

DA REDAÇÃO | 28/03/2020 | 05:00

Com um total de 10 casos confirmados do coronavírus, as cidades que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) intensificam as ações em suas cidades para manter o controle no avanço da doença. Com 162 notificações, Jundiaí registrou o seu quinto caso confirmado na tarde da última sexta-feira (27).

Contudo, dentre os cinco casos, um ainda aguarda o resultado do exame de contrapartida. Além disso há três óbitos em investigação, 101 munícipes em isolamento domiciliar, 33 internados e 20 casos oficialmente descartados.

Além das medidas adotadas ao longo das últimas semanas, Jundiaí adquiriu 10 mil kits de testagem rápida para covid-19, para facilitar o diagnóstico dos pacientes internados e da equipe de saúde e forças de segurança. A previsão é que os testes cheguem à cidade até o final do mês de abril.

Com os recursos esperados dos governos Federal e Estadual, o município pretende propor o uso para complementar o financiamento das ações que já estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura, no sentido de cumprir o Plano de Contingência para o Enfrentamento da covid-19 que prevê a reorganização dos serviços de saúde, especialmente na área hospitalar, com a estruturação de leitos de UTI e leitos de retaguarda para abrigar pacientes com a doença.

AUJ
Várzea Paulista: Três mortes suspeitas por coronavírus foram registradas em Várzea Paulista. Além disso, há ainda oito casos aguardando resultados e sete clinicamente descartados, contabilizando um total de 18 notificações. A prefeitura varzina, em parceria com a Sabesp, deu início à desinfecção das ruas. Os locais que já receberam o processo de higienização foram até a sede da Guarda Municipal, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Unidade de Saúde da Família da Vila Real, o bairro Cidade Nova II e o Cemitério Municipal Nossa Senhora da Piedade.

Campo Limpo: com oito casos suspeitos, sendo que apenas um foi descartado, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista decretou um bônus salarial de 20% por 90 dias para os servidores que estão atuando na luta contra o coronavírus. Para incentivar os munícipes a continuarem no regime de isolamento social, o transporte público poderá ter redução de horários nos próximos dias. Ademais, as famílias em condições de vulnerabilidade receberão cestas básicas para que possam se manter durante este período de paralisação.

Os comércios não essenciais não foram liberados para o funcionamento, e a fiscalização desses estabelecimentos está sendo feita pela Guarda Civil Municipal (GCM).

 Cabreúva: 17 casos suspeitos foram registrados na cidade. Além destes, dois foram negativados e outros 15 aguardam o resultado dos exames. Para evitar a aglomeração de pessoas, a vacinação dos idosos está sendo realizada via drive thru, ou seja, sem que os munícipes tenham que sair de seus veículos. O período de recesso escolar será entre os dias 1 e 15 de abril.

Jarinu: A cidade registra seis casos suspeitos, sendo que dois foram confirmados, um descartado, dois aguardam resultado e uma morte está sendo investigada.

Para manter a transparência, evitar fake news e tranquilizar a população, a Prefeitura tem utilizado o aplicativo e-ouve para sanar as principais dúvidas sobre o covid-19. “Precisamos atender a população de forma rápida e eficaz. O aplicativo, que já era funcional, antes dessa pandemia, se tornou essencial e o principal canal entre a nossa gente e as nossas secretarias”, diz Eliane Lorencini, prefeita de Jarinu.

Itupeva: os números continuam estáveis. O município registra um caso confirmado, um descartado e dois aguardando o resultado da análise clínica. A cidade está realizando uma ação para amparar os moradores de rua para que estes não sejam infectados pela doença.

Louveira: Na cidade, dois casos de coronavírus foram confirmados. Além desses, outros 14 casos seguem aguardando. Inúmeros pontos estão sendo desinfectados pela equipe de agentes da Vigilância Sanitária. Além disso, foram mobilizados 700 profissionais da área da saúde para atender a população não só nas UBS’s, mas também na Santa Casa de Louveira.

BRASIL
Em escala nacional, 502 novos casos de coronavírus foram registrados de quinta (26) para sexta-feira (27). Houve ainda 92 mortes. Em São Paulo, principal concentração do vírus no país, uma pessoa morre de covid-19 a cada 2h20.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/com-10-casos-confirmados-auj-intensifica-acoes/
Desenvolvido por CIJUN