Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Com 29 casos confirmados de dengue, as vistorias prosseguem

KÁTIA APPOLINÁRIO | 07/03/2020 | 05:00

Nesta semana os casos confirmados de dengue em Jundiaí chegaram a 29 de acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Dentre as ocorrências confirmadas, 72,4% dos casos são importados, o que corresponde a 21 registros do total. Além destes, 167 casos foram descartados e outros 65 aguardam análise.

Os casos autóctones, ou seja, aqueles originados no município, são a minoria, mesmo assim, os jundiaienses têm recebido orientações e visitas em suas residências para eliminar os criadores do mosquito Aedes aegypit. Bairros como Jardim Novo Horizonte, Jardim Pacaembu, Agapeama, Vila Santana, Eloy Chaves, Jundiaí-Mirim, Jardim Carlos Gomes e Vila Nova Jundiainópolis estão entre os ocorrências.

O morador do bairro Eloy Chaves, Agenor Kacazu, de 70 anos, sabe da importância importância de zelar para que o mosquito não se reproduza. “Além de não deixar possíveis criadouros em casa, também fico atento à praça”, explica, valendo-se de que nos dias em que é realizada a feira livre do bairro, sempre ficam sacos plásticos e outros descartáveis que podem acumular água parada e se tornar criadouros.

A dona de casa Maria Tereza de Souza Perlate, de 61 anos, possui muitas plantas no quintal e por isso toma cuidados em dobro. “Tenho muitas plantas e sei que é preciso ter cuidado, principalmente morando em um bairro que é ponto de risco da dengue”, ressalta.

E completa: “Recentemente recebi uma visita da Unidade de Vigilância de Zoonoses. Eles olharam meu quintal, analisaram se não havia água nos pratinhos das plantas e graças a Deus estava tudo em ordem”, comenta a moradora.

Só este ano, a Vigilância Sanitária Municipal (Visam) já realizou 125 vistorias de dengue, além de atividades de rotina estabelecidas pelo programa Municipal de Vigilância das Arboviroses. Faz parte deste trabalho não apenas a conscientização social, mas também procedimentos de controle, como a análise da densidade larvária, o monitoramento em pontos estratégicos da cidade e a busca ativa de sintomáticos e criadouros.

A incidência dos casos de chikungunya em Jundiaí também aumentaram. Com um total de 7 notificações, dois casos foram confirmados, três negativados e outros dois aguardam resultado. Ambos os casos confirmados são importados do Rio de Janeiro e acometeram moradores do bairro Anhangabaú.

ESTADO
No Estado de São Paulo, até janeiro deste ano foram contabilizadas 55.959 ocorrências de dengue, sendo 21.530 confirmações.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/com-29-casos-confirmados-de-dengue-as-vistorias-prosseguem/
Desenvolvido por CIJUN