Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Com avanço do coronavírus, serviços são suspensos

Da Redação | 14/03/2020 | 18:43

Todas as atenções continuam voltadas às atualizações do coronavírus. Até o final da tarde de ontem, o Ministério da Saúde havia informado que o Brasil já contabilizava 121 casos confirmados, 1.496 casos aguardando confirmações e outros 1.413 descartados. Em São Paulo, 65 casos foram confirmados, 752 são suspeitos e outros 545 foram descartados. Até o momento, o país não registra nenhum caso de óbito.

Em Jundiaí, ainda não há casos confirmados, porém o município registra 24 notificações, sendo 3 descartados e 21 suspeitos no aguardo de resultados.

Na noite da última sexta-feira (13) foi registrado, em Cabreúva, um caso suspeito. Se trata de um jovem de 19 anos que já passou pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no bairro Jacaré. Ele, realizou os devidos exames e recebeu os demais cuidados necessários. Até que os resultados sejam analisados, o menino permanecerá em isolamento.

Itupeva divulgou o registro de um caso suspeito, um homem de 48 anos. Após passar pelos exames, foi anunciado na tarde de ontem (14) que o caso já foi descartado e que o paciente passa bem.

MONITORAMENTO

O Comitê de Contingência do Coronavírus de São Paulo informou que o primeiro paciente confirmado com coronavírus no Brasil já está curado. Contudo, para que a doença não se alastre, neste momento a necessidade de agir preventivamente é imprescindível.

Para tornar o processo de análise mais assertivo, novas medidas também foram adotadas. O Ministério da Saúde suspendeu para revisão técnica duas orientações do Boletim Epidemiológico sobre Covid-19, que trata da vigilância, das medidas não farmacológicas para cada fase de transmissão e do diagnóstico da doença.

As recomendações técnicas foram apresentadas ontem (13) aos gestores estaduais e municipais e deverão ser adaptadas conforme a realidade local.

SERVIÇOS PARALISADOS
Em São Paulo, o governador João Dória reuniu-se com o Ministro da Saúde para debater medidas de prevenção. O governo estadual anunciou a suspensão de aulas e eventos com mais de 500 pessoas. A partir de segunda-feira (16) haverá interrupção gradual das aulas na rede estadual de ensino e restrição de eventos públicos.

Além disso, inúmeros eventos que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras e festivais também anunciaram suspensão e apresentaram novas datas conforme a normalização da situação.

Em Jundiaí, a Defensoria Pública restringiu na última sexta-feira (13) o atendimento presencial apenas a casos urgentes ou que impliquem risco de perecimento de direitos. Contudo, o órgão continuará atendendo normalmente via telefone e pelos canais digitais.

ORIENTAÇÕES
Higienizar as mãos, utilizar álcool gel, manter uma distância saudável de pessoas que apresentem os sintomas são alguns dos cuidados básicos a serem tomados para evitar o covid-19. Por hora, o uso de máscaras é recomendado apenas para os casos suspeitos ou confirmados. Vale ressaltar que, para estes, o uso de máscara não descarta a necessidade de isolamento. A medida é imprescindível para que outras pessoas não sejam contaminadas.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/com-avanco-do-coronavirus-servicos-sao-suspensos/
Desenvolvido por CIJUN