Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Com cinco casos em 2018, vacinação contra a raiva animal começa em 13 de agosto

VINÍCIUS SCARTON | 18/07/2018 | 12:00

Apesar de já ter registrado cinco casos de raiva em bovinos este ano e de diagnosticar três morcegos com a doença na cidade, a campanha de vacinação contra a raiva será realizada apenas em agosto, a partir do dia 13. E vai até 1º de setembro. O município de Hortolândia, na região de Campinas, antecipou a campanha após registrar o primeiro caso da doença em animais. Em Jundiaí, serão 156 postos e a meta é imunizar 80% da população estimada de cães e gatos do município, que é de 46.672 animais, tendo em vista que no ano passado foram imunizados 33.666 animais. A Zoonoses reforça que a vacina para cães e gatos é oferecida pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde e aplicada gratuitamente, tanto nas campanhas anuais quanto durante o ano inteiro na sede da unidade (rua dos Bandeirantes, 375, na Vila Municipal).

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

JUNDIAÍ CONFIRMA QUINTO CASO DE RAIVA ANIMAL

A unidade ressalta ainda que animais de grande porte também devem ser imunizados contra a doença, porém a dose deve ser adquirida pelos proprietários em estabelecimentos especializados. A raiva é causada por um vírus que infecta diversas espécies de mamíferos. Afeta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte em praticamente 100% dos casos. Nos animais, os sintomas são falta de apetite, dificuldade para caminhar, sinais de convulsão e salivação intensa. O vírus é eliminado pela saliva do animal contaminado e a transmissão ocorre principalmente por meio de mordeduras, arranhadura e lambeduras. A prevenção da doença se faz, primeiramente, vacinando os animais domésticos. Outra medida importante é, ao identificar morcegos fora do ambiente natural ou com comportamento anormal, solicitar o recolhimento desse animal à Zoonoses e evitar o contato com ele.

VACINA CACHORRO VACINACAO CAES ANTIRRABICA RAIVA


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/com-cinco-casos-em-2018-vacinacao-contra-a-raiva-animal-comeca-em-13-de-agosto/
Desenvolvido por CIJUN