Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Com ´Dia D`, imunização contra polio e sarampo em Jundiaí passa de 50%

DA REPORTAGEM LOCAL | 20/08/2018 | 15:46

Até as 14h deste sábado (18), quando é realizado em todo o Brasil o ´Dia D` da campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, os índices de imunização contra as doenças passaram de 50% em Jundiaí, mas ainda segue abaixo da estimativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). “Nossa projeção era de que até hoje já tivéssemos imunizado 70% do público-alvo”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente. Até agora, 11.172 crianças (58,46%) foram vacinadas contra a Pólio e 11.005 crianças (57,58%) tomaram a vacina para prevenir o Sarampo.

Para imunizar 19 mil crianças entre um ano e quatro anos, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) segue em plena campanha. Neste sábado, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – exceto os Postos de Saúde da Família Vila Esperança e Vila Ana – seguem abertas até as 17h para a imunização exclusiva para esse público. As crianças devem ser vacinadas, mesmo que estejam com a carteira vacinal em dia. A campanha é nacional, e a determinação para a imunização, por parte do Ministério da Saúde, tem por objetivo conter os vírus, que após anos sem registro, voltam a ocorrer em vários pontos do mundo, inclusive no Brasil.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

A enfermeira reforça a importância da imunização. “A vacinação é a melhor forma de prevenção da doença, por isso, todas as crianças dessa faixa etária serão vacinadas, independente de já terem recebido a dose ou não”, acrescenta Maria do Carmo. Para ampliar a adesão, várias ações de divulgação com o apoio dos personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha são realizadas nas escolas públicas e privadas, estabelecimentos comerciais e parques.

Onde tomar a vacina
A vacinação contra o sarampo é realizada diariamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante o horário de atendimento. Jundiaí tem cobertura vacinal da tríplice viral – destinada para Sarampo-Caxumba-Rubéola (SRC) – registrada até maio de 2018, de 88% da população de um ano. No ano de 2017, a cobertura foi de 86,25%. A SRC demanda duas doses para a imunização (12 meses e 15 meses). A campanha terá continuidade até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das UBSs, com vacinação também para pessoas com até 58 anos que não tenham sido imunizadas contra o sarampo.

Foto: PMJ

Foto: PMJ


Leia mais sobre | | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/com-dia-d-imunizacao-contra-polio-e-sarampo-em-jundiai-passa-de-50/
Desenvolvido por CIJUN