Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Com estoque baixo, Colsan precisa de O-

GRAZIELLY COELHO | 01/05/2019 | 05:04

O hemocentro de Jundiaí (Colsan) registra dificuldades em manter o estoque de sangue do tipo 0 negativo. De acordo com a gerente administrativa, Áurea Denigres, 50 anos, por se tratar de um tipo sanguíneo raro, dificilmente é possível manter a estabilidade do estoque. “É um tipo de sangue universal e não conseguimos manter estoque. A menor parte da população tem esse tipo sanguíneo que é usado em casos de urgência e emergência nos hospitais. É o sangue usado para todos”, explica.
A gerente ainda faz um alerta para o período crítico que se aproxima com a chegada do inverno. “São dois períodos críticos que nós temos: julho e dezembro. Em julho, com o frio e férias, as doações caem. A instabilidade climática que estamos tendo também prejudica, porque antecipa a chegada no inverno, então se a partir de maio o clima esfriar, as doações já reduzem”.
O bombeiro civil Alex, 20 anos, fez a sua primeira doação nesta terça-feira (30), e revela que voltará a doar outras vezes. “Eu precisava saber o meu tipo sanguíneo, mas também é importante para ajudar as pessoas”, diz o jovem.
Além de doação de sangue, o hemocentro de Jundiaí também realiza coleta de plaquetas para doação. São geralmente utilizadas por pacientes que tratam leucemia, por exemplo, e é necessário que o doador já tenha doado sangue antes e atenda os requisitos que são avaliados por médicos antes da coleta.
Para o mês de maio, estão previstas 3 campanhas de doação de sangue em parceria com o hemocentro, além da campanha nacional promovida pela Rede Globo. O Colsan está frequentemente envolvido com entidades parceiras, como empresas, igrejas e escolas para promover e incentivar a doação.
Atualmente, o Colsan atende 14 hospitais em Jundiaí e Região, sendo o Hospital São Vicente o que consome maior quantidade de bolsas de sangue do hemocentro. De acordo com Áurea, existe um forte remanejamento com as outras unidades, caso seja identificada ausência de estoque em alguma das filiais.

Para doar
Os interessados em fazer doação de sangue devem comparecer no homocentro com documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Além desses pré-requisitos, é necessário estar bem alimentado, mas evitar refeições pesadas e gordurosas.
A unidade de Jundiaí está localizada na Rua XV de Novembro, 1848, Vila Municipal e funciona de segunda a sábado das 7h30 as 12h30.

T_Doação Colsan  (14)


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/com-estoque-baixo-colsan-precisa-de-o/
Desenvolvido por CIJUN