Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Com frio, desfile reúne mais de 2 mil foliões na Cidade Administrativa

MARIANA CHECONI | 23/02/2020 | 00:09

O primeiro dia de desfile das escolas de samba de Jundiaí reuniu na Cidade Administrativa mais de dois mil foliões, segundo informações do Centro Integrado de Comando Controle de Jundiaí (CICCJ), número abaixo do esperado pela Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes), que estimava 20 mil pessoas.

As cinco escolas do Grupo Especial desfilaram ontem (22) com muita alegria e animando o público que, mesmo no frio que marcou a noite, acompanhou os meses de trabalho das escolas. Componentes da União do Povo, Unidos da Zona Leste, Leões da Hortolândia, Arco-Íris Acadêmicos do Samba e União da Vila Rio Branco desfilaram pela avenida.

O desfile começou com a apresentação da Corte 2020, composta por Alanna Albuquerque (Rainha LGBT), Wendel Gustavo Estevão (Passista de Ouro), Gabriela Veluma de Souza Pinto (1ª Princesa), Márcia Gabriela de Oliveira Conceição (Rainha do Carnaval), Sidnei Benedito Meira (Rei Momo) e Tauana Casemiro Fanhoni (2ª Princesa). Logo após, a União do Povo apresentou o enredo “A transformação do mundo através do tempo”; e depois desfilou a Unidos da Zona Leste com “Ainda teremos grandes conquistas”; em seguida, a Leões da Hortolândia com o enredo “Impérios rubro-negro em bodas de cristal”; A quarta escola da noite foi a Arco-Íris Acadêmicos do Samba com o enredo “Exaltação aos guerreiros que brilharam em nossa história de glórias e vitórias!” e, fechando a noite, a União da Vila Rio Branco apresentou “Somos guerreiros, somos valentes, somos Vila”.

O presidente da Lijunes, Sérgio Aguiar (Serginho), conta que a expectativa para o desfile era a melhor possível, devido as melhorias feitas na Cidade Administrativa. “Foi feita toda uma mudança em relação ao ano passado. Invertemos o lado do desfile na avenida para que os componentes ficassem de frente para o público. Além disso, os espaços foram aumentados, a avenida pintada de branco. Esperamos que seja o melhor possível”, afirma.

O desfile foi marcado pela presença de muitas famílias e crianças. Simone Santos de Lima fez questão de ficar na grade de segurança para deixar a pequena Sophia Santos Lopes, de 4 anos, acompanhar o desfile de perto. “Somos aqui de Jundiaí mesmo e sempre vamos no Carnaval. A Sophia adora e se diverte muito. Esse ano a torcida vai para a Leões da Hortolândia, pois meu irmão está desfilando pela escola”, conta.

Público de outras cidades também marcou presença. Moradora de Cajamar, Viviane dos Santos conta que ela e o marido prestigiam todos os anos os desfiles de Jundiaí. “Nós adoramos Carnaval, os desfiles estão cada ano mais bonitos. Sempre acompanhamos. A torcida desse ano é pela Leões da Hortolândia”, conta Viviane.

Regras de Acesso
Neste ano, o acesso do público para acompanhar o desfile das escolas e blocos no Espaço Multiuso, localizado na Cidade Administrativa, seguiu o mesmo formato da Festa da Uva, com a expectativa de reforçar a segurança e evitar tumultos no local. Deste modo, não foi permitida a entrada com caixas de som, “coolers” e isopores com bebidas em latas e garrafas. De acordo com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), as bebidas serão comercializadas somente em copos descartáveis no local.

Os comerciantes do local aprovaram a estrutura e o público. Responsável por uma barraca de espetinhos, Renato Soares conta que o local estava bem preparado para receber os foliões. “Entramos em contato com a Prefeitura, pois já trabalhamos na Festa da Uva e deu certo. É um bom negócio já que entre uma escola e outra o público sempre vem comer ou tomar alguma coisa”, afirma

Em Jundiaí, a UGC leva às ruas uma campanha de incentivo à segurança, respeito, preservação do meio ambiente e cuidados com a saúde. Na mesma linha, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), setor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), faz a distribuição de material informativo e preservativos, como iniciativa da campanha de conscientização e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Grupo de Acesso
Na terça-feira (25) desfilam as escolas do Grupo de Acesso. Mocidade da Agapeama, às 20h, Marujos da Zona Sul, às 21h e, fechando a noite, Caprichosos de Jundiaí, às 22h.

A apuração das escolas de samba campeãs do Carnaval 2020 será realizada logo na quarta-feira (26), a partir das 10h, também no Espaço Multiuso.

 


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/com-frio-desfile-reune-mais-de-2-mil-folioes-na-cidade-administrativa/
Desenvolvido por CIJUN