Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Com produtores otimistas, Festa da Uva chega a sua 36ª edição

VINICIUS SCARTON | 23/11/2018 | 05:03

Cerca de 50 produtores rurais já confirmaram participação na 36ª Festa da Uva de Jundiaí e 7ª Expo Vinhos, lançada oficialmente na noite de ontem. A festa será realizada em três finais de semana, de 17 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019, sempre de sexta a domingo), no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva. Entre os confirmados está Almir Michelin, conhecido produtor de uva niagara na cidade. “A expectativa é grande, embora a produção tenha sofrido uma perda de 20% este ano, em relação ao mesmo período do ano passado”, comenta, otimista com a proximidade do evento.

Michelin afirma que nos últimos anos colheu cerca de 10 mil a 12 mil caixas da fruta. “Neste ano estou estimando uma base de 8 mil a 9 mil caixas, devido ao frio que atrapalhou a produção”, detalha. Segundo Michelin, a colheita deste ano está programada para a primeira quinzena de dezembro de 2018 e segue até fevereiro de 2019. “No entanto, ainda não tenho como estimar por quanto o produto será comercializado, mas acredito que teremos uma valorização por conta da quebra do ano”, descreve.

De acordo com a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, a 36ª Festa da Uva contará com mais intervenções artísticas, mais tecnologias, a Vila Italiana e rotas turísticas no próprio parque. “A ideia é que a visitante passeie pelas rotas turísticas do município dentro do recinto da festa”, ressalta. Além dos 50 produtores rurais já confirmados, Marcela também confirma a participação de 14 vinícolas e 26 entidades assistenciais. “Além disso, o cardápio terá novas opções gastronômicas”, adianta a diretora, sem revelar quais serão as novidades.

Marcela ressalta que a Festa da Uva de Jundiaí tem alcançado um crescimento significativo. “Recebemos na última edição, visitantes de 147 cidades, de 17 estados e 16 países. Trata-se de uma festa de repercussão nacional, a mais antiga e a maior do estado de São Paulo. Além do que, é a segunda maior do Brasil”, destaca.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/com-produtores-otimistas-festa-da-uva-chega-a-sua-36a-edicao/
Desenvolvido por CIJUN