Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Com tempo seco, hospitais lotam

SIMONE DE OLIVEIRA | 10/08/2019 | 05:02

A falta de chuva no Estado tem causado desconforto em adultos e crianças por conta do tempo seco. Com a umidade relativa do ar entre 30 e 40%, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o ideal é acima dos 60%, crises de falta de ar, nariz irritado e até doenças relacionadas à respiração, como bronquite e rinite, tendem a ficar mais evidentes.

Segundo dados dos hospitais públicos de Jundiaí, São Vicente e Hospital Universitário (HU), houve um aumento na procura nos prontos-socorros com queixa de falta de ar: no HU, em uma semana o aumento foi de 8%, subindo de 783 para 846 atendimentos.

E foi devido às crises respiratórias da filha Esther Telles Antunes, de 2 anos e 4 meses, que a dona de casa Betânia Santos Telles Antunes precisou ir ao HU. Ela conta que a filha começou com secreção no nariz, tosse, febre e cansaço. “A mudança de tempo deixa as crianças mais vulneráveis. Em casa eu sempre faço inalação com soro para aliviar a respiração dela”, conta Esther, lembrando que a outra filha, de 10 anos, ficou internada há algumas semanas por conta de crises de asma.

No São Vicente, as maiores queixas são sintomas relacionados às doenças crônicas, como sinusite, rinite, bronquite, asma entre outras. Mas também há pacientes que relatam sintomas de gripes e resfriados. Atualmente estes casos correspondem a 60% do atendimento do Pronto-Atendimento e Pronto Socorro Adulto.

Para evitar as doenças típicas desta época, as dicas do clínico geral Mauro Ivan Andrade, do São Vicente, são evitar ambientes fechados e aglomerados, manter a vacinação em dia, ingerir bastante líquido, higienizar muito bem as mãos e manter a umidade do ar, especialmente nos quartos. “Vale a dica caseira de colocar uma vasilha de boca larga com água, além de lavar cobertores e roupas guardadas por muito tempo antes de usá-los”, orienta.

TEMPERATURA
De acordo com o Climatempo, site especializado em previsão do tempo, o sábado será de sol em Jundiaí com um calor considerado fora de época. A umidade do ar fica baixa podendo chegar a 30%. O vento quente sopra sobre várias áreas paulistas, inclusive em Jundiaí. No domingo, do Dia dos Pais, uma frente fria se afasta para o mar ao largo do litoral paulista, mas não influencia a cidade que terá sol o dia todo.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/com-tempo-seco-hospitais-lotam/
Desenvolvido por CIJUN