Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Com tempo seco, risco de doenças respiratórias aumenta 80%; veja como se prevenir

VINÍCIUS SCARTON | 27/06/2018 | 10:40

O tempo seco tem gerado aumento significativo na procura por atendimento médico relacionado a doenças respiratórias. Apenas em maio, pronto-atendimento infantil do Hospital Universitário (HU) de Jundiaí realizou 7.133 atendimentos e 80% dos casos são referentes a problemas respiratórios, como gripe, resfriado, bronquite, rinite e asma, os dois últimos responsáveis por 50% dos casos. No Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de acordo com o levantamento via Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), em maio foram atendidos 14 pacientes com asma, no pronto-atendimento. Em junho, já foram 18. O hospital não tem levantamento específico de outras doenças respiratórias.

Segundo o pediatra e infectologista do HU, Saulo Eduardo Passos, nesta época do ano o vírus circula com mais frequência, causando infecções respiratórias, ocasionando as bronquiolites. Ele alerta que em casos graves a doença pode levar a óbito. “Por isso, é fundamental evitar exposição das crianças pequenas a pessoas doentes e também aglomerações”, recomenda. Já o pediatra do HU, Décio Luiz Battistoni, recomenda a utilização de soros fisiológicos nas narinas. “Essa solução pode ser encontrada gratuitamente nas unidades básicas de saúde e ajuda muito nesta época do ano”, diz. O pneumologista do HSV, Eduardo Leme Ferreira, ressalta que as pessoas devem realizar uma boa hidratação ao longo do dia. “Em casos mais intensos, é recomendado procurar o serviço médico”, alerta.

PREOCUPAÇÃO
A auxiliar de cozinha Maria Carmem da Silva, de 25 anos, esteve ontem no HU, pois o filho Paulo Gustavo da Silva Santos, de 7 anos, estava com crise de asma. “Com o tempo seco meu filho sofre bastante e sente muito cansaço. mas felizmente com a inalação ele já está melhorando”, diz ela.

Foto: Alexandre Martins/Jornal de Jundiaí

Foto: Alexandre Martins/Jornal de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/com-tempo-seco-risco-de-doencas-respiratorias-aumenta-80-veja-como-se-prevenir/
Desenvolvido por CIJUN