Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Comerciários recebem 8,5% de aumento nos pisos salariais

| 08/10/2014 | 20:07

As negociações salariais para a campanha 2014/2015 entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí e Região (Sincomerciários) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) foram encerradas com reajuste de 8% para os salários e 8,5% para os pisos. O pleito patronal de ampliar a quantidade de sábados em que o comércio funcione em horário ampliado não foi aceito pelos trabalhadores.

Os representantes do sindicato patronal se reuniram nesta quarta-feira (08), em assembleia, para votar as contrapropostas encaminhadas pelos representantes dos trabalhadores. Por votação, o aumento de 8% e 8,5% foi aceito. “Os valores foram fechados também pela Federação (do Comércio). No entanto não conseguimos negociar a transferência de duas horas do sábado de horário estendido para um segundo sábado no mês. Não haveria mudança em termos de carga horária”, destaca Edison Maltoni, presidente do Sincomercio.

Para o comerciante Nelson Messina, a modificação proposta nos horários de trabalho aos sábados traria benefícios à cidade. “Estamos a 30 minutos de dois grandes centros comerciais. Se não tivermos opções para os nossos consumidores, eles vão para outros lugares comprar. E o Natal está chegando. Temos que nos preparar”, comenta.

Roberto Rezende, proprietário de lojas de roupas infantis no Centro de Jundiaí, espera que a semente da negociação para a modificação no esquema de sábado tenha sido plantada. “Para não perder, é melhor ficar do jeito que está”, criticando a proposta dos trabalhadores sobre a modificação de 16h para 15h, para dois sábados ao mês, além da inclusão de auxílio creche no valor de até R$ 500.

Sem notificação – O Sincomerciários, até o final da tarde desta quarta-feira (08), não havia recebido a notificação oficial sobre a votação da assembleia patronal. De acordo com a advogada Karine de Souza Botelho, a negociação seguiu o padrão das demais no Estado, sendo que o percentual foi aprovado com aumento real de 1,75% (sendo 6,35% do repasse no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC). “Ainda não fomos notificados oficialmente sobre a aprovação da proposta. Com relação à modificação do sistema de sábado, encaminhamos proposta. A negociação é uma via de mão dupla. Eles solicitaram modificações e nos requisitamos benefícios”, argumenta.

Mais informações na edição impressa do Jornal de Jundiaí desta quinta-feira (09) ou faça uma assinatura digital.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/comerciarios-recebem-85-de-aumento-nos-pisos-salariais/

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido por CIJUN