Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Comércio central recebe os ‘atrasados’ para as compras

MARIANA CHECONI | 24/12/2019 | 05:01

A fama do brasileiro em deixar tudo para a última hora não podia ficar de fora também durante as festas natalinas e o resultado são ruas e lojas lotadas de consumidores em busca dos últimos presentes. A maioria esperou o recebimento da segunda parcela do 13º salário e também um dia de folga para correr atrás dos últimos presentes para a família. Hoje as lojas do Centro ficam abertas até as 18h.

O casal Guilherme Vilarin e Giovanna Gomes esperou até o os últimos minutos para garantir a troca de presentes. “Eu deixei para vir hoje (ontem) por falta de tempo. Minhas férias começaram na sexta. Nós já viemos comprar o presente dos nossos pais, mas ficou faltando o dela. Por sorte é fácil escolher porque conheço o gosto dela”, afirma ele.

Outro motivo que levou às compras de última hora foi a familiaridade com as lojas da cidade. O casal Júlio César Garcia e Tabata Pinheiro veio de Curitiba há um mês para passar o fim de ano com a família e aproveitou para comprar os presentes. “Nós chegamos no domingo de Curitiba e como conhecemos melhor as lojas daqui resolvemos comprar os presentes. As lojas estão lotadas, mas pelo menos conseguimos comprar tudo que queríamos”, conta Garcia.

ATRÁS DO CONSUMIDOR
Para os lojistas, o movimento do comércio está menor que o ano passado. Dona de uma loja de roupas, Vanessa Kiguti afirma que as vendas diminuíram cerca de 20%. “Não é um número exato, mas acredito que seja em torno disso. Aqui na loja, percebemos que as pessoas começaram a fazer as compras a partir do dia 15, por conta do décimo terceiro. No começo do mês estava bem devagar”, conta.

Um presente que voltou a cair no gosto dos consumidores foi os livros. Donos de um sebo e livraria próximo ao Fórum de Jundiaí, Júlio César Rosa e Felipe Petrini contam que a venda dos livros aumentou na última semana, especialmente durante o fim de semana, com as lojas abertas. “O maior número de vendas ficou por conta dos livros infantis. As pessoas estão fugindo um pouco da tecnologia para crianças e dando livros. Isso é muito bom para nós e para o aprendizado deles”, conta Rosa.

E completa. “Essa onda de livros de atividades lançados pelos youtubers para o público infantil com certeza influenciou. Sem dúvidas o que os pais mais procuram são livros como o do Luccas Neto”, diz.

HORÁRIO
Para quem ainda não conseguiu fazer as compras de Natal, as lojas do Centro abrem hoje das 9h às 18h. Os shoppings da cidade também possuem um horário especial de atendimento. O JundiaíShopping abre as lojas das 9h às 18h e alimentação e lazer das 11h às 18h.

Já no Maxi Shopping as lojas funcionam das 9h às 18h, enquanto a praça de alimentação e a área de lazer e o cinema funcionam das 10h às 18h.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/comercio-central-recebe-os-atrasados-para-as-compras/
Desenvolvido por CIJUN