Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Comitê das crianças visita a Pinacoteca de Jundiaí

Da redação | 11/08/2019 | 15:02

Os integrantes do Comitê das Crianças, órgão consultivo que visa dar voz às crianças para construção de políticas públicas municipais, participaram neste sábado (10) de um passeio monitorado pela Pinacoteca de Jundiaí. Na ocasião, as crianças também gravaram um vídeo para ser exibido neste domingo (11) durante o encerramento de uma conferência que está ocorrendo em Lima, no Peru, com a presença do italiano Francesco Tonucci, criador do projeto Cidade das Crianças, o qual Jundiaí foi o primeiro município paulista a aderir à Rede Latino Americana, através do Projeto Cidade das Crianças.

“No vídeo, as crianças responderam dois questionamentos enviados pelo Francesco”, conta Marcelo Peroni, titular da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), e responsável pelo Comitê. “Ele pediu que as crianças respondessem porque acham importante serem membros do Comitê e se consideram que o documento ´10 Direitos da Criança’, da ONU, atende as necessidades das crianças ou de que forma poderia ser melhorado”.

Peroni também aproveitou o momento para levar às crianças a proposta de montagem de um cenário para participação do Comitê durante a Feira Científico-Cultural, que será aberta no Parque Comendador Antonio Carbonari, no dia 28 de agosto. “As crianças toparam e, para poder confeccionar o cenário, vamos agendar uma oficina com a atriz Iara Jamra, que os auxiliará na produção desse trabalho”, ressalta o gestor.

Propostas para o prefeito

O Comitê das Crianças se reúne mensalmente para tratar sobre temas ligados aos eixos de segurança, educação, lazer e saúde, entre outros, sempre apontando de que forma a cidade pode se tornar um lugar melhor para os pequenos cidadãos. Desses encontros surgirão propostas que serão apresentadas ao prefeito Luiz Fernando Machado em novembro deste ano.

O grupo conta com 28 integrantes, moradores de 23 bairros da cidade localizados nos sete vetores do município: central, leste, nordeste, noroeste, oeste e sul. Cada vetor é representado por duas meninas e dois meninos, com idade entre nove e dez anos e três meses de idade.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/comite-das-criancas-visita-a-pinacoteca-de-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN