Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Copa desperta interesse de colombianos pela língua portuguesa

| 07/06/2014 | 00:05

A realização de uma Copa do Mundo no Brasil aumentou o interesse dos colombianos pelo português brasileiro. Em Bogotá, o Instituto Brasil-Colômbia (Ibraco), que já era considerado a maior escola de ensino do português brasileiro no exterior, com mais de 5,3 mil matrículas por ano, teve dificuldade de encontrar professores brasileiros para suprir a demanda no primeiro semestre.

Com a proximidade do Mundial, o instituto teve de criar um curso focado na Copa. O material didático exclusivo, intitulado “O Brasil é Aqui”, foi criado para aproveitar o interesse no idioma, despertado pele evento. O curso tem o futebol como tema central e aborda ainda as características culturais de cada uma das cidades-sede do campeonato.

“Usamos uma abordagem comunicativa e aproveitamos cada cidade para mostrar a comida regional e a música dentro das aulas de português”, explicou a brasileira Karen Vieira, professora do Ibraco. O curso da Copa foi oferecido a colombianos que viajarão para o Brasil a turismo e também a trabalho.

A rede privada de TV e Rádio Caracol, uma das maiores da Colômbia, fez um convênio com o instituto, e professores brasileiros montaram turmas para ensinar o português aos jornalistas e profissionais das emissoras que irão acompanhar o campeonato.

Vivência – Para a jornalista Darcy Quinn, âncora de um dos programas de rádio da empresa, as aulas foram importantes para “treinar” o ouvido e assimilar palavras cotidianas do futebol. “Foi bom para que pudéssemos nos ambientar regionalmente. Eu só conhecia o Rio de Janeiro e sabia pouco de outras partes do Brasil”, destaca.

No curso, ela descobriu semelhanças entre brasileiros e colombianos. “Somos muito parecidos, gostamos de festa e acho que a Copa é um momento de a gente olhar para o vizinho”, destaca. Darcy disse que ainda não aprendeu a falar português e brincou: “Vejo vocês no Brasil, para falar portunhol!”.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/copa-desperta-interesse-de-colombianos-pela-lingua-portuguesa/
Desenvolvido por CIJUN