Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Corpo de Bombeiros vai fiscalizar imóveis

SIMONE DE OLIVEIRA | 02/04/2019 | 05:05

A partir desta terça-feira (2) o 19º Grupamento de Bombeiros (GB) coloca em prática a campanha “Edificação Mais Segura” distribuindo folhetos informativos nos comércios, indústrias, locais de reunião de público ou de aglomeração de pessoas. O objetivo da campanha, neste momento, é informar a este público que a partir do dia 9 deste mês o órgão passa a fiscalizar estes prédios.
Até então, o Corpo de Bombeiros agia somente quando acionado pelo interessado, fosse ele prefeitura ou Ministério Público ou responsável pela edificação.
Segundo explica o tenente-coronel do 19º GB, Eli José Tavares, a partir de agora não haverá a necessidade de esperar que estes estabelecimentos os chamem ou que alguma denúncia seja feita. “Os incêndios causam danos à saúde, à vida, danos econômicos e desempregos, por isso não podemos esperar que algo aconteça para podermos agir. A ação fiscalizadora não ocorrerá de forma indiscriminada, quer dizer, estaremos baseados em uma legislação”, diz.
O objetivo desta fiscalização, segundo Tavares, é verificar se a edificação possui licença válida e se os sistemas de proteção estão em perfeitas condições de funcionamento. “Os bombeiros estarão identificados pelo uniforme e viaturas, mas também estarão munidos de ordem de fiscalização, identificada por QR Code, para garantir a autenticidade da fiscalização evitando que pessoas não autorizadas tentem fraudar o sistema”, adianta.
Durante a fiscalização serão verificados se está havendo o cumprimento das medidas de segurança contra incêndio e se a edificação em questão possui licença válida e se o sistemas de proteção estão em perfeitas condições de funcionamento. “Se as edificações estiverem irregulares o proprietário estará sujeito à advertências, multas, cassação de licença até interdição do imóvel”, explica.
Quem quiser se antecipar a esta ação e solicitar uma inspeção conta com o Via Fácil Bombeiros, sistema informatizado do Corpo de Bombeiros onde o cliente, interessado em regularizar sua edificação, efetua a solicitação e pode acompanhar os processos de análise e vistoria, inclusive o andamento da emissão do Certificado de Licença (CLCB) e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Mais informações sobre o Via Fácil podem ser obtidas no site www.corpodebombeiros.sp.gov.br ou viafácil2.policiamilitar.sp.gov.br

BOMBEIROS  REUNIAO DE FISCALIZACAO


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/corpo-de-bombeiros-vai-fiscalizar-imoveis-2/
Desenvolvido por CIJUN