Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Corrida das Crianças incentiva a inclusão

DA REDAÇÃO | 13/04/2019 | 05:04

Amanhã (14), a Arena Multiuso, localizada na Cidade Administrativa, ao lado do Terminal Vila Hortolândia, receberá a primeira edição da Corrida das Crianças, realizada pela Prefeitura de Jundiaí e organizada pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL). Um dos 500 participantes será Pedro Soares da Silva, 7 anos, que teve o diagnóstico de autismo fechado no final do ano passado. A participação do garoto é encarada como uma grande vitória para a família, que, desde a gestação do menino, supera desafios.
“A gestação do Pedro só foi descoberta após os seis meses. A mãe tinha hepatite e cirrose, por isso, tomava dezenas de medicações. Não fez o pré-natal. Logo após o parto, Pedro sofreu parada cardiorrespiratória e ficou vários minutos sem oxigênio. Essas podem ser condições que desencadearam as limitações intelectuais do meu filho. Mas ele é uma bênção para a família toda”, comenta o pai, gerente de supermercado, Osni Soares da Silva.
O menino não tem limitações motoras. Segundo o pai, apesar de não falar, é um garoto que se comunica e entende as conversas. “As equipes que o acompanharam até hoje explicam que ele vai conseguir falar. Basta as estimulações corretas. Foi por isso que resolvi inscrevê-lo na Corrida das Crianças. É mais uma forma de inclui-lo nas atividades da sociedade, a partir de uma atividade que tem relação com a qualidade de vida. Nossa intenção é que ele seja o mais independente possível”, detalha. Viúvo, Osni, perdeu a mulher há dois anos. Desde então, cuida de Pedro e dos outros três filhos sozinho – dois deles já são casados.
A inserção de Pedro no evento, de acordo com o assessor especial da UGEL, Felipe Cunha, é prova de que a meta do evento está sendo cumprida. “A Corrida das Crianças é uma atividade pioneira em Jundiaí, elaborada para incluir as crianças na cidade, de forma equânime, sem restrições para quem possui deficiências motoras ou intelectuais. É uma corrida para as crianças”, ressalta.
Cunha ainda lembra que a rapidez com que as 500 vagas foram preenchidas – menos de 24 horas -, percebe-se que a população aguardava por uma atividade deste tipo. “A adoção de práticas saudáveis no estilo de vida, repercute diretamente na vida adulta. Ainda é importante ressaltar que Jundiaí está em trabalho para o desenvolvimento de políticas públicas da criança na cidade. São atividades que integram e socializam as famílias”, detalha. Jundiaí é o primeiro município do Estado a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças e segundo no País, logo após Boa Vista (Roraima).

Corrida
A Corrida das Crianças terá início às 8h30, com baterias dividas por idade, entre os nascidos de 2011 a 2016. Os 500 participantes receberão um kit contendo camiseta, fruta e pulseiras numeradas e indicativas para crianças e pais. Os pais ou responsáveis devem levar o QR Code da inscrição impresso para a retirada do kit.
O dia ainda contará com atrações como ‘foodstrucks’, brincadeiras e intervenções artísticas, além de tenda para adoção de animais do Departamento de Bem-Estar Animal (Debea).

T_corrida_autista


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/corrida-das-criancas-incentiva-a-inclusao/
Desenvolvido por CIJUN