Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Crianças vão à China em busca de medalhas

SIMONE DE OLIVEIRA | 19/11/2019 | 05:00

Um grupo de crianças da rede municipal de ensino de Jundiaí segue para Beijing, na China, no próximo dia 21 para participar da Olimpíada da Matemática. O evento será entre quinta-feira (21) e segunda (25) com a presença de seis alunos de duas escolas e alguns professores.

Os estudantes do 4º ano do ensino fundamental da Emeb Joaquim Candelário de Freitas (Vila Liberdade), Beatriz Alves Pereira, Melissa Marafante e Juan Pablo dos Santos; os alunos do 5º ano do fundamental da Emeb Aparecido Garcia (Jardim Martins), Camila Vieira, Arthur Oliveira Silva, e Victória Rodrigues, embarcam amanhã (20) acompanhados das professoras Cristiane Íscaro e Lúcia Helena de Oliveira Souza, da coordenadora Sandra Regina Furlan e da diretora Claudete Formis.

Uma das estudantes que já está de malas prontas é a jovem Camila Castilho Vieira, de 11 anos, aluna da 5ª série do Emeb Aparecido Garcia, no Jardim Martins. Ela foi uma das selecionadas para participar de mais uma etapa da olimpíada. Orgulho para ela e para a família. “Eu gosto de estudar e a matemática é uma das minhas matérias preferidas. Fiquei muito feliz quando soube que eu tinha sido escolhida”, conta Camila.

A família já ajuda a adolescente a arrumar a mala e, apesar da apreensão pela longa viagem, todos estão felizes pela conquista. A mãe de Camila, Juliana Camurça Castilho Vieira, diz que o resultado é a prova de que a educação é a maneira de ajudar crianças e jovens a conquistarem o que querem, mesmo que não seja em uma escola particular.

“Quando eu soube que ela tinha sido uma das escolhidas, minha vontade foi sair gritando pela rua para dizer para todo mundo que ela ganhou o prêmio. Ela sempre gostou de estudar, mas aí ganhar uma competição desta é realmente um orgulho para todos.”

O EVENTO
Criada em 1989, na França, a ‘Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras’ reuniu cerca de 200 mil alunos de 29 países. Do Brasil, participaram mais de 84 mil estudantes de 1.162 escolas públicas e privadas de 24 estados.

Esta não é a primeira vez que a rede municipal de Jundiaí se destaca na competição. Em 2018, três alunos da Emeb Joaquim Candelário participaram e receberam medalha de honra ao mérito na etapa mundial na Tailândia. Os jundiaienses ficaram entre os cem primeiros colocados na prova, que teve mil participantes e foi aplicada em língua inglesa.

Essa é a etapa final de um processo que vem sendo realizado desde o início do ano, com a participação de todos os alunos inscritos (220 alunos, sendo 4º e 5º anos da Emeb Joaquim Candelário de Freitas, que participa pelo segundo ano da competição, e 60 alunos dos 5º anos da Emeb Aparecido Garcia), proporcionando o desenvolvimento do conhecimento entre todos os estudantes.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/criancas-vao-a-china-em-busca-de-medalhas/
Desenvolvido por CIJUN