Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cuidado redobrado com os mais frágeis neste momento

Nathália Sousa | 15/05/2020 | 05:00

As casas de repouso em Jundiaí estão tomando mais precauções neste momento de pandemia. Foram intensificadas as medidas de restrição para o acesso aos lugares por conta da concentração de idosos, pessoas mais vulneráveis ao novo coronavírus. E, para proteger os velhinhos, a Vigilância Sanitária, pertencente à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), está monitorando diariamente os idosos institucionalizados para a verificação das condições de saúde. Além disso, as instituições fazem protocolos de saúde com os trabalhadores destes locais para evitar o vírus aos ambientes.

O Lar Nossa Senhora das Graças também mudou os protocolos de ingresso ao ambiente, restringindo totalmente a entrada de qualquer pessoa que não seja colaboradora do local. “As visitas foram interrompidas e estamos utilizando a tecnologia para suprir a distância com as famílias”, conta Laiza Bissoli, assistente social.

Ela também diz que há atenção redobrada com os idosos que apresentem qualquer sintoma suspeito. “Adequamos dois quartos para isolar os que têm sintomas. Precisamos isolar um senhor que ficou resfriado, mas fizemos o exame e deu negativo, mesmo assim ele ficou alguns dias isolado”, fala Laiza.

A assistente social conta que os funcionários têm cuidados especiais também para entrar. “Quem é da parte administrativa usa máscaras de tecido e quem tem contato direto com os idosos utiliza máscara descartável, troca as roupas, passa os pés no cloro”, diz ela referindo-se às medidas adotadas.

Procurada algumas vezes pela reportagem do Jornal de Jundiaí, a Cidade Vicentina não retornou até o fechamento desta edição.

De acordo com o Ministério Público de São Paulo tem havido um acompanhamento especial para estes casos. Até a última segunda feira (11) havia no estado pelo menos 15 mortes por covid-19 confirmadas e oito óbitos cuja relação com a doença ainda não foi esclarecida. Em Jundiaí, o primeiro óbito confirmado de covid-19 foi de um senhor que passou por uma casa de repouso.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/cuidado-redobrado-com-os-mais-frageis-neste-momento/
Desenvolvido por CIJUN